Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELLE LUISE SOARES DA SILVA SILVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MICHELLE LUISE SOARES DA SILVA SILVEIRA
DATA : 09/12/2021
LOCAL: meet.google.com/pbd-xxem-zzv

A escola e a formação de conceitos pró-ecológicos: uma investigação com estudantes do IFRN.

Psicologia ambiental; Educação ambiental; Escola; Ensino médio; Conceitos pró-ecológico;

As ações humanas sobre o meio ambiente afetam os ecossistemas e põem em risco as gerações futuras, tendo motivado pesquisadores e políticos ao redor do mundo à promoverem debates acerca da sustentabilidade ambiental. Neste contexto, a tese em desenvolvimento recorta dois campos emergentes: a Psicologia Ambiental (PA) e a Educação Ambiental (EA). A PA estuda as interrelações entre o indivíduo e o contexto físico e social no qual se encontra, investigando percepções, cognições, avaliações, representações e comportamentos com relação ao ambiente. Por sua vez, a EA volta-se para o processo educativo neste campo, configurando-se como uma importante ferramenta para a conscientização da população, pois apresenta propostas capazes de provocar mudanças atitudinais e comportamentais. Focalizando a intersecção entre estes campos, a presente pesquisa apoia-se na responsabilidade da escola na promoção do desenvolvimento científico e prático dos estudantes. O tema tratado éa contribuição do ambiente escolar para a formação de conceitos pró-ecológicos por estudantes do ensino médio. Ele é desenvolvido com base em três perguntas de partida: Comoa escola pode influenciar a construção dos conceitos pró-ecológicos pelos estudantes?Que tipos de atividades desenvolvidas na escola podempromover e ampliar a responsabilidade socioambiental dos estudantes e fomentar comportamentos pró-ecológicos? Que aspectos do ambiente (físico e social) da escola se destacam neste processo? Diante dessas perguntas defende-se como principal hipótese que, no ambiente escolar, a participação dos estudantes em atividades práticas envolvendo questões ecológicas promovidas pela escola, podem despertar neles a importância da conservação do ambiente, incentivando a responsabilidade individual e coletiva para a preservação ambiental. A pesquisa tem como objetivo investigar a percepção dos estudantes sobre a relação com o ambiente escolar vivenciado na instituição onde estudam, com ênfase para a contribuição da escola na construção dos conceitos pró-ecológicos. O trabalho empírico acontecerá no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) unidade de São Gonçalo do Amarante. Metodologicamente a investigação terá característica qualitativa-quantitativa e utilizará abordagem multimétodos, por meio de aplicação de questionários e realização de roda de conversa – previstos para acontecer de modo remoto, em virtude da pandemia da COVID-19. Como resultado espera-se a comprovação da hipótese e a realização de um amplo debate sobre o tema no ambiente escolar em estudo. Nesse exame de qualificação são apresentados dois capítulos teóricos desenvolvidos e o detalhamento metodológico da proposta, preparando-a para submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa.

Externa à Instituição - KARLA PATRÍCIA MARTINS FERREIRA - UNIFOR
Externa ao Programa - 2434544 - FERNANDA FERNANDES GURGEL
Presidente - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Notícia cadastrada em: 08/11/2021 14:07