Banca de DEFESA: LAIS BARRETO BARBOSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAIS BARRETO BARBOSA
DATA : 30/07/2021
LOCAL: https://meet.google.com/oeg-pqon-jbc

O VENTO DOS AVOADOS E OS PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM SAÚDE MENTAL: EM BUSCA DE UMA ATENÇÃO ESTÉTICA

Saúde mental; Cuidado em saúde mental; Esquizoanálise; Teatro; Atenção estética.

Esta pesquisa buscou analisar um processo de experimentação no campo da saúde mental em composição com as artes cênicas em sua dimensão clínica, estética e política que se singularizou com a criação do coletivo cenopoético Vento dos Avoados. A interface dos campos das artes, da clínica e da loucura destaca-se no processo de Reforma Psiquiátrica brasileira, ressaltando a tendência ao reconhecimento da autonomia do campo artístico-cultural com relação ao campo psiquiátrico. Assim, procuramos dar visibilidade a uma linguagem artística e a sua relação com a clínica psicossocial. Trata-se de uma pesquisa-intervenção de inspiração cartográfica, fundamentada na Filosofia da Diferença, nos autores da desinstitucionalização em saúde mental e nos aportes teórico-metodológicos das artes cênicas com ênfase em Teatro Documentário e performance. O campo da pesquisa consistiu em oficinas de experimentos cênicos que tiveram como participantes pessoas do Movimento Nacional de População de Rua do Rio Grande do Norte; usuários da Rede de Atenção Psicossocial; integrantes da Associação Potiguar Plural; estudantes estagiários do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e dois profissionais das artes cênicas – sendo um deles a própria pesquisadora. Como registros do campo, apresentamos as narrativas das performances cênicas autobiográficas criadas pelo coletivo, os diários de campo cartográficos e dezesseis narrativas transcritas a partir de um exercício cênico gravado em vídeo, além de registros fotográficos feitos pela pesquisadora e por alguns participantes. As análises nos mostram que, ao performatizarem suas autobiografias, os participantes puderam encontrar alegres histórias esquecidas que se sobrepunham as narrativas trágicas de suas vidas marcadas por processos de exclusão social, institucionalização e violações de direitos. Essas histórias, relembradas em seus corpos, produziram deslocamentos subjetivos capazes de gerar novas formas de estar na cidade, nos serviços públicos e nos coletivos dos quais fazem parte. Eles descobriram, desse modo, um outro lugar na cidade e na relação dos seus corpos nela. Os resultados revelam que a conexão dos campos da saúde mental, das performances autoficcionadas e da produção de uma clínica psicossocial embasada no paradigma ético-estético-político fomentou a criação do conceito-ferramenta “atenção estética”. Dessa forma, esta pesquisa anuncia uma contribuição significativa do campo das artes cênicas aos modos de fazer e pensar o campo da saúde mental como campo político e estético.

Presidente - 1674041 - ANA KARENINA DE MELO ARRAES AMORIM
Interna - 426721 - MARIA TERESA LISBOA NOBRE PEREIRA
Externa à Instituição - ELIZABETH MARIA FREIRE DE ARAÚJO LIMA - USP
Externa à Instituição - MARIA INÊS BADARÓ MOREIRA - UNIFESP