Banca de DEFESA: LARISSA FERREIRA DE MENEZES LAMBERT

DISCENTE : LARISSA FERREIRA DE MENEZES LAMBERT
DATA : 19/02/2021
LOCAL: Videoconferência

IDEAL DE TRABALHO BEM FEITO, DEMANDAS E IMPEDIMENTOS NA CONCEPÇÃO DE ATIVIDADE DE TRABALHO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM NATAL/RN

atividade docente; professor do ensino fundamental; trabalho prescrito; trabalho real; trabalho bem feito.

Resumo em português: O presente projeto de pesquisa tem como domínio de interesse os desafios da
prática docente como fonte de sofrimento e adoecimento, tendo em vista a
responsabilidade envolvida na capacidade socialmente transformadora desse ofício. A
atividade laboral do professor, como qualquer outra atividade laboral, contribui para a
ruptura, construção, desconstrução e emancipação do sujeito. É uma atividade que tem
significação psicossocial essencial, e deve ser considerada dentro do contexto social em que está sendo desenvolvida. Estabelece-se para a rede pública de ensino básico o desafio de assegurar a formação comum necessária para o exercício da cidadania, apoiando-se na democratização da educação. Caracterizada por atravessamentos da situação de precarização do trabalho docente, esta atividade compartilha o legado histórico de desvalorização da profissão, distância entre as prescrições contidas nos marcos de regulação da educação nacional e o trabalho que pode ser realizado diante das ferramentas disponíveis, o contexto de violência em que as escolas de periferias estão inseridas e o envolvimento com problemas sociais que caracterizam e contribuem para o agravamento da precarização da educação pública. Nesse contexto, o presente projeto de dissertação de mestrado elege como foco de interesse a atividade profissional do docente que atua no ensino fundamental da rede pública municipal de Natal/RN. A abordagem da atividade de trabalho em questão terá como quadro teórico de referência a perspectiva da Clínica da Atividade, que propõe a noção histórico cultural do sujeito compreendida por Vygotsky, destacando-se a importância do gênero profissional, uma vez que a atividade conjunta dos sujeitos com os outros pode ser considerada como a mola propulsora de uma história comum, e das trajetórias biográficas de cada indivíduo-trabalhador. Assume-se o desafio de se estabelecerem relações entre as instâncias de trabalho prescrito, real e bem feito, enfatizando a capacidade do indivíduo de agir coletivamente, frente a situações diversas em seu trabalho. O objetivo geral é analisar a atividade docente, investigando as prescrições existentes para este trabalho, o nível de atingimento dessas prescrições em contextos concretos de trabalho e o ideal de trabalho bem feito dos professores municipal de Natal/RN. A partir desse propósito, busca-se igualmente observar em que medida a distância apresentada entre trabalho prescrito e trabalho real impacta na concepção de trabalho bem feito considerando o contexto profissional aqui proposto para análise. O grupo de participantes a ser pesquisado será aquele que abarca o professor polivalente dos anos iniciais (1º ao 5º) do ensino fundamental, na zona urbana de Natal-RN, por ser uma etapa longa e crucial da educação básica, em que crianças passam por significativas mudanças nos aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais, além da carga de relevância social da atividade desse profissional, comprometido com o processo de alfabetização e educação matemática e científica básicas como plataforma significativa da aprendizagem na trajetória escolar. A investigação proposta terá natureza descritiva e clínico-qualitativa a partir de três ferramentas propostas para a pesquisa: a) análise documental descritiva, b) aplicação da técnica da instrução ao sósia e c) aplicação de questionário sobre trabalho bem feito. Este trabalho buscará contribuir para o desencadeamento de um repensar crítico, com o potencial de transformação do sujeito-trabalhador em termos de avaliação e eventual ampliação de seu poder de agir, e concretização do ideal de trabalho bem feito da categoria profissional em análise.

Presidente - 1134517 - JORGE TARCISIO DA ROCHA FALCAO
Interno - 1033183 - FELLIPE COELHO LIMA
Interno - 1759676 - PEDRO FERNANDO BENDASSOLLI
Externa à Instituição - ALDA KAROLINE LIMA DA SILVA - UnP