Banca de DEFESA: RAQUEL RAMOS CAMPOS

DISCENTE : RAQUEL RAMOS CAMPOS
DATA : 30/08/2019
LOCAL: Sala B321 - Instituto Metrópole Digital

PERFIS COMPORTAMENTAL E DE REINSERÇÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTE SOBREVIVENTES DE LEUCEMIA LINFÓIDE AGUDA - LLA

Neuropsicologia; Oncologia pediátrica; Leucemia Linfoide Aguda; Comportamento.

A leucemia é classificada como o tipo mais comum de câncer na faixa etária entre 0 e 19 anos, sendo a Leucemia Linfoide Aguda (LLA) mais frequente na infância e responsável por 75% dos casos entre menores de 15 anos de idade. O câncer altera de várias formas a vida da criança. São identificadas alterações cognitivas, mas igualmente alterações comportamentais e dificuldades de aprendizagem que não têm a sua etiologia completamente compreendida.  Nesse sentido, identifica-se a necessidade de investigação dos perfis de comportamento e de aprendizagem de sobreviventes da LLA. Participaram do estudo 36 crianças e adolescentes com idades entre sete e 13 anos, sendo 14 meninas, divididos em dois grupos, sendo o G1 de sobreviventes de LLA e o G2 de crianças e adolescentes com desenvolvimento típico pareados ao G1 a partir das variáveis idade, sexo e tipo de escola. Os integrantes do G1 foram tratados exclusivamente com quimioterapia. Os perfis comportamental, de aprendizagem e de reinserção escolar foram avaliados a partir da aplicação aos pais do ChildBehaviorChecklist (CBCL) e aos professores do Questionário Comportamental Deasy-Spinetta (DSBQ). Os dados oriundos dos dois instrumentos utilizados foram analisados através de estatística descritiva e inferencial.  Foi utilizado o Teste Qui-Quadrado de Pearson, adotando-se o valor p<0,05, como parâmetro de análise dos níveis de significância entre os domínios que compõem os instrumentos de investigação e as variáveis sócio demográficas de sexo, idade ao diagnóstico e tempo de tratamento, bem como para comparação das concepções de pais e professores sobre o comportamento e o processo de aprendizagem dos participantes.  Os dados apontam a alta prevalência de queixas internalizantes e dificuldades de aprendizagem, notadamente entre as meninas e aqueles que tiveram o diagnóstico em idade superior a cinco anos. Adicionalmente, identificou-se convergência na opinião de pais e professores no que se refere ao domínio do comportamento, mas diferença significativa no que se refere ao processo de aprendizagem. Os resultados apresentados ressaltam a necessidade de monitoramento dos sobreviventes de LLA, promovendo intervenções que garantam o pleno desenvolvimento destas crianças e adolescentes, garantindo a qualidade de vida após a doença.

Presidente - 1321136 - IZABEL AUGUSTA HAZIN PIRES
Interno - 1134517 - JORGE TARCISIO DA ROCHA FALCAO