Banca de DEFESA: BRUNA CARDOSO WANDERLEY

DISCENTE : BRUNA CARDOSO WANDERLEY
DATA : 21/08/2019
LOCAL: Auditório E CCHLA

FUNÇÕES EXECUTIVAS DE CRIANÇAS DE ESCOLA PÚBLICA EM FASE INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO

funções executivas, avaliação neuropsicológica, crianças, alfabetização.

As funções executivas (FE) são exemplos de habilidades cruciais para o alcance do desenvolvimento cognitivo saudável dos indivíduos. Relacionadas à formação de raciocínio, resolução de problemas e planejamento contribuem para o sucesso acadêmico, familiar e social. A característica desenvolvimental das FE favorece a infância enquanto fase ideal para o desenvolvimento eficaz dessas habilidades ao ter disponível o potencial cognitivo das crianças. Logo, as escolas representam espaços oportunos de investigação e de desenvolvimento dessas habilidades. Sendo assim, objetivou-se analisar o desempenho das FE nos domínios memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, controle inibitório, planejamento e fluência verbal. Participaram 70 crianças do 1º ao 3º ano do ensino fundamental matriculadas na rede municipal de ensino de Natal/RN, de modo que cada ano escolar constituiu três grupos distintos de avaliação. O estudo é de caráter quantitativo, transversal e quase-experimental, submetido ao Comitê de Ética sob o protocolo CAAE nº 85607718.0.0000.5537. O Modelo de Diamond (2013) fora eleito para a compreensão teórica do construto. Os dados submeteram-se à análise descritiva e inferencial, com distribuição normal da amostra, utilizando-se dos testes estatísticos One-way ANOVA, com post-hoc de Bonferroni, e r de Pearson. De modo geral, os resultados indicaram que as medidas descritivas das FE aumentaram com a progressão escolar, contudo, apenas a fluência verbal demonstrou significância para todos os anos escolares. As demais apontaram significância entre o 1º e o 2º e/ou entre o 1º e o 3º anos. Portanto, o estudo colaborou na discussão acerca do desenvolvimento das FE nos anos iniciais de alfabetização.

Presidente - 2143029 - CINTIA ALVES SALGADO AZONI
Interna - 1321136 - IZABEL AUGUSTA HAZIN PIRES