Banca de DEFESA: LUCIANI SOARES SILVA MACEDO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANI SOARES SILVA MACEDO
DATA : 23/08/2019
HORA: 08:30
LOCAL: POP/UFRN
TÍTULO:

TRABALHO, VIDA FORA DO TRABALHO E APOSENTADORIA: UM ESTUDO COM DOCENTES


PALAVRAS-CHAVES:

transição trabalho-aposentadoria; esferas de vida; sentido/significado do trabalho; trabalho docente; triangulação de métodos.


PÁGINAS: 235
RESUMO:

O modelo do sistema de atividades se situa em um modelo dialético de uma socialização plural e conflituosa, ao longo da vida, com um sujeito ativo na construção de sua vida e transformação do seu ambiente. Apoia-se em uma abordagem sistêmica. Este estudo investiga a dinâmica do sistema de atividades (domínio profissional, familiar, pessoal e social) disparada pela transição trabalho-aposentadoria, em docentes de uma universidade pública que optaram por prolongar sua vida laboral. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, longitudinal. Fez-se uso de um dispositivo metodológico de triangulação de dados: o Inventário do Sistema de Atividades (ISA), a auto-observação das atividades cotidianas e entrevistas semiestruturadas. Participaram 14 docentes, selecionados por meio de uma amostragem de casos típicos. Identificou-se que o sistema de atividades dos docentes é multicêntrico, com projetos em desenvolvimento e/ou em perspectiva em todos os domínios de vida, sendo as relações entre eles qualificadas mais em termos de auxílio do que de impedimento. No modelo de vida, as aspirações mais importantes se encontram na esfera familiar, para a qual se atribui apoio mais imediato. São projetos dessa esfera: preservar um bom clima, ter mais tempo com a família, gerir as finanças, ajudar os dependentes e cuidar da casa. A esfera pessoal/social é mais valorizada hierarquicamente com projetos de cuidar da saúde, interagir com amigos e viajar mais vezes. A esfera profissional é a mais ativa no funcionamento do sistema de atividades, com projetos de continuar trabalhando, ser reconhecido pela trajetória profissional e não se deixar consumir pelo trabalho. Analisou-se o sentido do trabalho em suas relações com as outras esferas de vida. Identificou-se que, para esses docentes, continuar trabalhando contribui mais para o alcance dos projetos da esfera familiar e pessoal/social do que parar de trabalhar. Requer-se que a carga de trabalho seja diminuída, mas não a ponto de aposentar-se.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1033183 - FELLIPE COELHO LIMA
Interno - 1134517 - JORGE TARCISIO DA ROCHA FALCAO
Externa à Instituição - LÚCIA HELENA DE FREITAS PINHO FRANÇA - UNIVERSO
Presidente - 1759676 - PEDRO FERNANDO BENDASSOLLI
Externa à Instituição - SÔNIA MARIA GUEDES GONDIM - UFBA
Notícia cadastrada em: 29/07/2019 10:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao