Banca de DEFESA: CLAUDIA MARIA DE FIGUEIREDO MOREIRA LEITE CARNEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDIA MARIA DE FIGUEIREDO MOREIRA LEITE CARNEIRO
DATA : 26/06/2019
LOCAL: Mini-auditório do PPgAU

ESCOLHA DE ALIMENTOS EM FEIRAS DE PRODUTOS ORGÂNICOS: UM ESTUDO DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL EM ABORDAGEM ECOLÓGICA

perspectiva ecológica; percepção ambiental; multimétodos; feiras de orgânicos; alimentos orgânicos.

O modelo hegemônico de cultura agrária exportado ao mundo por meio dos pressupostos da Revolução Verde cristalizou valores e práticas, que promoveram uma devastação biológica e sociocultural de tradições milenares de cultivo alimentar. Uma das possibilidades de oposição a este paradigma (re)surge em sistemas alternativos sustentáveis, como a produção orgânica de alimentos, que estabelece posturas de sustentabilidade sociocultural, econômica e ambiental. Este estudo de caráter qualiquantitativo e exploratório tem como objetivo explorar a percepção do alimento orgânico por seus produtores e consumidores em feiras especializadas. Como pressupostos epistemológico e teórico-metodológico utilizei a Perspectiva Sistêmica proposta por Altman e Rogoff, e a Abordagem Ecológica de Barker, respectivamente. Realizei uma observação naturalística em três feiras especializadas em venda de orgânicos, em 101 dias de coleta. A investigação compreendeu duas etapas, sendo levantados aspectos verbais e não verbais relacionados à venda e consumo de orgânicos. Foram entrevistados 04 produtores e 04 consumidores, e foram observadas 657 pessoas. Os instrumentos incluíram o mapeamento comportamental centrado no lugar e a análise de contexto com inspiração na teoria do behavior setting. A convergência metodológica foi estabelecida com base em análise temática de base interpretativista, integrando os achados dos comportamentos observados, das lógicas internas às falas e das relações construídas em todo o processo investigativo. O processo analítico demonstrou que a escolha do orgânico envolveu compreensões cognitivas e afetivas permeadas por aspectos motivacionais relacionados à saúde biológica, aspectos filosófico-religiosos e ético-ambientais das pessoas envolvidas. Compreensões sobre esse fenômeno na alimentação podem contribuir para a geração de conhecimento na área das relações pessoa-ambiente, agregando uma compreensão interdisciplinar sobre a questão.

Interna - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Externo à Instituição - GUSTAVO MARTINELI MASSOLA - USP
Externa à Instituição - ISLANDIA BEZERRA DA COSTA - UFPR
Presidente - 347107 - JOSE DE QUEIROZ PINHEIRO