Banca de DEFESA: GLEYNA LEMOS LEONEZ DE ARAÚJO

DISCENTE : GLEYNA LEMOS LEONEZ DE ARAÚJO
DATA : 21/03/2019
LOCAL: Laboratório de Psicologia

DESEMPENHO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS EM ADOLESCENTES: ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM ROBÓTICA EDUCACIONAL

Robótica Educacional, Neuropsicologia, Intervenção, Funções executivas.

O objetivo deste estudo foi avaliar as funções executivas (FE) de adolescentes antes e após a prática da Robótica Educacional (RE). Trata-se de um estudo do tipo longitudinal, de intervenção, de natureza predominantemente quantitativa. Participaram 16 adolescentes, de 15 e 16 anos de idade, estudantes de escolas da cidade de Natal, divididos em Grupo Controle (GC) e Grupo de Estudo (GE), pareados conforme nível socioeconômico, escolaridade, sexo e idade. Para a avaliação pré e pós intervenção, as FE foram medidas por instrumentos distintos a fim de mensurar seus diferentes componentes, tais como: controle inibitório - Teste dos Cinco Dígitos/Five Digits Test – FDT; memória de trabalho - Blocos de Corsi; capacidade de planejamento -tarefa da Torre de Londres e; flexibilidade cognitiva-Wisconsin. Conforme os critérios de inclusão, para a avaliação prévia do desempenho intelectual, utilizou-se a Escala Wechsler Abreviada de Inteligência – WASI. A intervenção em RE ocorreu com o GE por meio de oficinas com a ferramenta LEGO Mindstorms na própria escola, em 36 encontros de 60 minutos cada. Todos os participantes foram submetidos à mesma forma de uso da ferramenta com um professor capacitado para tal. Os resultados desse estudo evidenciaram melhora estatisticamente significante nas funções executivas de flexibilidade cognitiva, controle inibitório e planejamento. As medidas de memória operacional não apresentaram significância estatística, mas em uma análise comparativa de tamanho de diferença, foi possível observar incremento positivo. Pesquisas longitudinais futuras podem incluir análise de generalização e medidas de follow-up para a intervenção.

Presidente - 2143029 - CINTIA ALVES SALGADO AZONI
Interna - 1321136 - IZABEL AUGUSTA HAZIN PIRES