Banca de DEFESA: HELLEN CHRYSTIANNE LUCIO BARROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HELLEN CHRYSTIANNE LUCIO BARROS
DATA : 10/12/2018
LOCAL: Auditório de Psicologia

Posicionamento de adolescentes sobre mudanças climáticas e estilos de vida sustentáveis: (re)significando o planeta e o futuro?

mudanças climáticas; percepção; adolescente; estilo de vida sustentável; abordagem multimetodológica.

O objetivo deste estudo foi investigar como os adolescentes se posicionam diante das mudanças climáticas (MCs), e como esse posicionamento se associa a indicadores de estilos de vida sustentáveis. A abordagem multimetodológica utilizada constou de três etapas. Na primeira, um questionário foi aplicado a 484 estudantes, com idade média de 15,5 anos (DP = 1,34), de escolas públicas e particulares, nas cidades de Natal, Arez e São Miguel do Gostoso. A segunda etapa se referiu a 11 entrevistas com professores desses alunos, e a terceira correspondeu à realização de nove rodas de conversa com alguns dos respondentes do questionário. As causas do problema foram a categoria mais indicada nos questionários, com temáticas associadas à poluição pelo acúmulo de lixo e poluição do ar. Ao mesmo tempo, 70% dos adolescentes mencionaram perceber consequências locais. Um viés de otimismo espacial foi constatado: os adolescentes avaliaram que as MCs são mais graves para o mundo do que para suas cidades. Identifiquei que 73% afirmaram praticar ações de cuidado ambiental, o que se associou com a percepção de consequências das MCs, e com a conectividade com a natureza, que também foi significativamente associada com a atribuição de responsabilidade pelo problema. As entrevistas da etapa 2 evidenciaram possibilidades e desafios para comunicar sobre MCs com os adolescentes, e a importância do contexto para construção de posicionamento sobre o assunto. Os dados obtidos pelas rodas de conversa auxiliaram no aprofundamento e esclarecimento de resultados das etapas anteriores. Os adolescentes explicaram porque entendem que o lixo desempenha papel importante, forneceram interpretação para o viés do otimismo, e indicaram maior variabilidade de ações em que consideram ser possível se engajar com vistas à mitigação das MCs. Este estudo, portanto, enfatiza a importância de abordagens multimetodológicas, e ressalta norteadores para projetos de educação socioambiental pautados na percepção desse público.

Externo ao Programa - 1678883 - CIMONE ROZENDO DE SOUZA
Externo à Instituição - GUSTAVO MARTINELI MASSOLA - USP