Banca de DEFESA: ANA PAULA DE ARAÚJO FERREIRA

DISCENTE : ANA PAULA DE ARAÚJO FERREIRA
DATA : 26/07/2018
LOCAL: Laboratório de Psicologia

A VIVÊNCIA DA ESCOLHA PROFISSIONAL PARA UNIVERSITÁRIOS DE NATAL-RN QUE DESISTIRAM DE SEUS CURSOS

Escolha profissional; evasão universitária; vivências; funções psicológicas superiores; teoria históricocultural.

A evasão universitária toma dimensões cada vez maiores no decorrer dos anos e afeta toda a sociedade. A literatura aponta que universitários atribuem tal fenômeno a fatores como a qualidade do ensino, as próprias condições socioeconômicas e a escolha profissional. Objetivando compreender os processos singulares de escolhas acadêmico-profissionais, de desistências das graduações e perceber se estas vivências repercutiram em mudanças pessoais nos participantes, nos utilizamos da teoria históricocultural de Vigotski. Mais especificamente dos conceitos de vivência (do russo perezhivanie) e colisões dramáticas, os quais podem levar a mudanças qualitativas e desenvolvimento de Funções Psicológicas Superiores. Ademais, recorremos ao conceito teórico de “poder de agir”, da Clínica da Atividade. Este foi transposto para o contexto da escolha profissional. No tocante aos aspectos metodológicos, foram realizadas entrevistas individuais com o estabelecimento de postura clínica acolhedora por parte da pesquisadora em relação aos participantes, conduta consoante à metodologia clínico-qualitativa e à clínica da atividade. Como ferramenta complementar se utilizou o diário de campo para registro das impressões da pesquisadora. Os participantes residem em Natal/RN, possuem, no mínimo, 18 anos e histórico de desistência de um ou mais cursos de graduação. A quantidade de entrevistas foi definida com base na demanda espontânea dos universitários que, após divulgação da pesquisa em redes sociais, demonstraram interesse em participar, e ainda por meio do método “bola de neve”, indicações dos próprios participantes. Estas foram gravadas, transcritas e passaram pela análise de natureza clínicointerpretativa, conforme o quadro teórico e epistemológico do estudo. Esta dissertação está organizada em seis seções: introdução, dois capítulos teóricos, um capítulo teórico-metodológico, outro de resultados e discussão, e as considerações finais. Os resultados apontam para aspectos comuns entre as escolhas acadêmico-profissionais dos participantes, como a prioridade atribuída ao ingresso no ensino superior, ficando a escolha pela área de formação como secundária, a necessidade de buscar conhecer as profissões almejadas antes de elegê-las, a presença de um nível maior de drama quando a desistência da graduação ocorre mais próximo ao fim desta, entre outras questões. Por fim, se compreendeu que o abandono das graduações consistiu, para os participantes, em vivências dramáticas que os levaram ao desenvolvimento.

Presidente - 1134517 - JORGE TARCISIO DA ROCHA FALCAO
Externo ao Programa - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Externo à Instituição - TATIANA DE LUCENA TORRES - UFPB
Notícia cadastrada em: 20/06/2018 14:04