Banca de DEFESA: EDIANA ROSSELLY DE OLIVEIRA GOMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDIANA ROSSELLY DE OLIVEIRA GOMES
DATA : 28/09/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Laboratório de Psicologia
TÍTULO:

INVESTIGAÇÃO DE ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS E ACADÊMICOS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
SOBREVIVENTES DE LEUCEMIA LINFÓIDE AGUDA – LLA


PALAVRAS-CHAVES:

neuropsicologia, neurodesenvolvimento, oncologia pediátrica, aprendizagem, quimioterapia.


PÁGINAS: 184
RESUMO:

A leucemia linfoide aguda (LLA) é o tipo de câncer mais comum entre crianças e adolescentes. A
sofisticação dos processos diagnósticos e terapêuticos promoveu a elevação da sobrevida e a
redução das recaídas da doença. A inclusão do tratamento profilático direcionado ao SNC,
realizado através de quimioterapia e/ou radioterapia, tem sido apontada como essencial para o
sucesso terapêutico, todavia parece relacionar-se à emergência de efeitos neuropsicológicos
tardios em cerca de 30% dos sobreviventes. Estudos sugerem que alterações sobre domínios
cognitivos específicos contribuem para o declínio do funcionamento intelectual e dificuldades
acadêmicas. O objetivo geral da presente pesquisa foi investigar aspectos neuropsicológicos e
acadêmicos de crianças e adolescentes sobreviventes de LLA. A pesquisa foi dividida em quatro
estudos: 1) Funcionamento intelectual de crianças e adolescentes diagnosticados com LLA; 2)
Atenção e funções executivas em pacientes pediátricos sobreviventes de LLA; 3) Tradução e
adaptação do Questionário Comportamental Deasy-Spinetta (DSBQ); 4) Investigação de aspectos
acadêmicos em crianças e adolescentes diagnosticados com LLA. Participaram desse estudo 26
crianças e adolescentes sobreviventes de LLA submetidas exclusivamente à quimioterapia (grupo
clínico) e 26 crianças e adolescentes saudáveis (grupo controle), além de 26 pais e 46 professores.
O protocolo de avaliação neuropsicológica contemplou os seguintes domínios: funcionamento
intelectual, atenção, memória, funções executivas, habilidades acadêmicas e aspectos
comportamentais. Os resultados foram analisados por ferramentas estatísticas descritivas e
inferenciais. No estudo 1 o grupo clínico apresentou desempenho significativamente inferior ao
grupo controle. A baixa escolaridade materna foi associada a menor desempenho nos domínios
verbal, não-verbal e funcionamento intelectual global. A menor idade ao diagnóstico foi
correlacionada com baixos desempenhos no domínio verbal, capacidade intelectual global e
memória operacional, estando esta última também associada ao maior tempo de conclusão do
tratamento. O estudo 2 evidenciou desempenho significativamente inferior do grupo clínico em
atenção e funções executivas, especialmente no subgrupo de crianças diagnosticadas antes dos
cinco anos de idade. Os resultados do estudo 3 sugeriram que o DSBQ apresenta validade
aparente ou de face, sendo um instrumento de fácil utilização. No estudo 4 o grupo clínico
apresentou resultados inferiores em aritmética, compreensão de textos e nos processos de
armazenamento, evolução da aprendizagem e recuperação de informações. Dificuldades
específicas do funcionamento escolar associaram-se predominantemente com a menor idade da
criança ao diagnóstico. Espera-se que o conhecimento produzido por esse estudo possa contribuir
com o desenvolvimento de programas voltados para a reinserção escolar e a elaboração de
políticas públicas para essa população clínica, bem como a realização de estudos futuros em
neuropsicologia do desenvolvimento e da aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Alessandra Gotuzo Seabra - UPM
Interno - 2143029 - CINTIA ALVES SALGADO AZONI
Presidente - 1321136 - IZABEL AUGUSTA HAZIN PIRES
Externo ao Programa - 1168479 - NEUCIANE GOMES DA SILVA
Externo à Instituição - ROSA MARIA MARTINS DE ALMEIDA - UFRGS
Notícia cadastrada em: 19/09/2017 08:44
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