Banca de DEFESA: ETIENNE ANDRADE DE MEDEIROS DANTAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ETIENNE ANDRADE DE MEDEIROS DANTAS
DATA : 26/09/2016
HORA: 14:00
LOCAL: LabPsi - Sala 630
TÍTULO:

PERFIL DO TECNÓLOGO EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS: UM ESTUDO SOBRE A CONCATENAÇÃO ENTRE COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO E NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL


PALAVRAS-CHAVES:

qualificação profissional, competências, construção civil, clínica da atividade, instrução ao sósia


PÁGINAS: 205
RESUMO:

A presente tese de doutorado teve por objetivo geral investigar as competências na formação e prática profissional do tecnólogo em construção de edifícios. Nesse contexto, a pesquisa contribuiu para a discussão acerca da natureza de competências e habilidades requeridas para ocupações profissionais historicamente caracterizadas como predominantemente práticas, no sentido de fundadas em saberes práticos, extra-acadêmicos e pragmáticos (saber-fazer), em contraste com competências simbólico-formais fundadas em saberes formais-conceituais (saber-dizer). A tese encontra-se fundamentada na perspectiva da psicologia histórico-cultural e amparada pela proposta teórico-metodológica da Clínica da Atividade.  A pesquisa foi realizada com egressos, professores e gestores do Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios. Para atingimento dos objetivos esperados adotou-se a combinação de métodos quantitativos e qualitativos de produção e análise dos dados. Na etapa quantitativa, aplicou-se um questionário socioprofissional, obtendo-se o retorno de 41(quarenta e um) participantes. A análise dos dados quantitativos foi realizada através de estatística descritiva uni e multidimensional, complementada por análise estatística inferencial. Na etapa qualitativa, realizou-se consulta a documentos oficiais de natureza pedagógica, entrevistas semi-dirigidas com professores e gestores do curso e, por fim, as entrevistas de Instrução ao Sósia (IaS) com egressos. Esta etapa foi executada através de análise clínico-interpretativa, tendo por base a perspectiva histórico-cultural vigotskiana e a abordagem francesa das competências e habilidades. Os resultados analisados permitiram constatar que os profissionais são, na maioria jovens (média de idade de 26 anos e 06 meses), 58,6% do sexo feminino, 58,5% solteiros e somente 19,5% tem filhos. Também averiguou-se que a profissão de tecnólogo em construção de edifícios tem servido como estágio preliminar ou caminho de passagem em direção a outra formação e ocupação profissional, àquela de engenheiro civil. As principais competências requeridas do tecnólogo em construção de edifícios recobrem os domínios da gestão, projetos e orçamento. Conclui-se que a ocupação profissional do tecnólogo em construção de edifícios apresenta uma formação sólida e atualizada com as demandas do mercado de trabalho, havendo concatenação entre os conhecimentos teóricos e práticos em função das estratégias pedagógicas utilizadas durante o processo de formação profissional, segundo avaliação dos sujeitos participantes. No entanto, ainda tem sua área de especificidade estabelecida notadamente em relação aos engenheiros civis. Por esta razão, percebe-se que há uma necessidade de consolidação da identidade profissional do tecnólogo em construção de edifícios junto às entidades regulamentadoras da profissão e ao mercado de trabalho. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1134517 - JORGE TARCISIO DA ROCHA FALCAO
Interno - 1519736 - TATIANA DE LUCENA TORRES
Externo ao Programa - 1718044 - PATRICIA WHEBBER SOUZA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - DANTE HENRIQUE MOURA - IFRN
Externo à Instituição - LYDIA MARIA PINTO BRITO - UnP
Notícia cadastrada em: 05/09/2016 08:53
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