O OLHAR DOS ESTUDANTES SOBRE A RELAÇÃO ESCOLA-BAIRRO: UM ESTUDO NO GUARAPES, NATAL-RN
Relação escola-bairro; Percepção ambiental; Estudantes.
Atualmente a aproximação entre a escola e os contextos locais onde está inserida é discutida tendo como base a terminologia ‘relação escola–comunidade’. Defendendo-se a importância de considerar os aspectos físicos e sociais da escola e do bairro onde está inserida, essa dissertação explora a percepção ambiental para a compreensão da relação entre ambos, o que envolve a valorização da experiência da pessoa que explora o ambiente, envolvendo informações sobre o local e sua representação. Foram selecionadas para o estudo turmas do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal situada no bairro Guarapes, Natal-RN. Metodologicamente a investigação recorreu a uma estratégia multimétodos, por meio de elaboração de diários e realização de entrevistas. O diário solicitou aos participantes desenhar mapas e escrever sobre: informações para alguém que não conhece o local; espaços frequentados durante um final de semana; espaços frequentados em um dia na semana. Participaram da primeira etapa, 23 estudantes, com idades entre 13 e 18 anos. Dentre eles, 16 estudantes aceitaram a continuidade da participação que, como esforço de entendimento sobre o cotidiano dos respondentes, aconteceu por meio de entrevistas realizadas durante caminhadas pelo bairro. Finalmente foram trabalhadas as informações coletadas com 13 participantes. O resultado expôs atrativos do bairro, localizados no chamado “centro”. A percepção dos participantes também mostrou que, embora a políticas públicas no campo da educação indiquem a importância da relação escola-bairro, os estudantes não aparentam reconhecer aspectos comuns à integração entre ambos. Discute-se importância de instâncias urbanísticas; e o papel da escola na formação do entendimento sobre a relação escola-bairro.