Banca de DEFESA: MARIA APARECIDA DE FRANCA GOMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA APARECIDA DE FRANCA GOMES
DATA: 08/12/2015
LOCAL: Auditório de Psicologia

Serviços-Escola de Psicologia do Rio Grande do Norte: Formação Profissional e Política Pública de Saúde em debate

Serviço-Escola de Psicologia, Formação em Psicologia, Política Pública de Saúde, Diretrizes Curriculares Nacionais

ÁREA: Psicologia

O Serviço-Escola de Psicologia constitui-se normativamente com um equipamento indispensável para o reconhecimento dos cursos de formação de psicólogos pelo Ministério da Educação brasileiro. A Política Pública de Saúde (Sistema Único de Saúde/SUS) vem se constituindo como campo de inserção da categoria profissional, mas apresenta enormes desafios à formação. O objetivo deste trabalho é analisar o funcionamento dos Serviços-Escola de Psicologia (SEP) das Instituições de Ensino Superior de Natal compreendidos enquanto dispositivos importantes da formação para atender às atuais demandas do trabalho do psicólogo no SUS. Para tanto buscou: a) caracterizar as práticas psicológicas desenvolvidas nos SEP; b) relacionar as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Psicologia com as habilidades e competências desenvolvidas nos SEP para atuação na política pública de saúde; c) mapear formas de inclusão dos SEP na rede delineada pela política de saúde. Foram realizadas entrevistas com 12 supervisores acadêmicos; 09 supervisores de campo e técnicos de nível superior (TNS) e 09 gestores, sendo 04 de Serviço-Escola e 05 dos cursos de graduação. Foram também aplicados questionários com 57 estagiários e 24 egressos. Além disso, realizou-se duas rodas de conversa com corpo técnico e acadêmico de duas das Instituições de Ensino participantes da pesquisa e uma oficina de trabalho com psicólogos e estudantes promovida pelo CRP 13. Observamos que a maioria dos gestores e docentes conhecem as DCN e compreendem que a formação está em processo de mudança no que se refere à ampliação da formação para atuação do psicólogo em variados contextos. Entretanto, a maioria dos TNS as desconhece. Ademais, os resultados apontam para a predominância do modelo de atenção baseado na psicologia clínica tradicional, embora a articulação com as redes das políticas públicas de saúde e assistência social já possa ser timidamente visualizada. Diferentes modalidades de práticas nesses Serviços-Escola foram detectadas como as rodas de conversa, oficinas temáticas, consultoria em organizações, reunião em equipe diária de estagiários e TNS, matriciamento em saúde mental, acompanhamento terapêutico, dentre outras. Contudo, os SEP do RN ainda se encontram isolados, seja dos demais cursos que compõem o rol de categorias profissionais que atuam na saúde, seja dos serviços que compõem as redes da política de saúde e demais políticas públicas.

Externo ao Programa - 2086520 - CANDIDA MARIA BEZERRA DANTAS
Interno - 6349464 - CYNTHIA PEREIRA DE MEDEIROS