Banca de DEFESA: NAYANE DA SILVA LIMA

DISCENTE : NAYANE DA SILVA LIMA
DATA : 29/02/2024
LOCAL: Prédio das Graduações - Escola Agrícola de Jundiaí

UTILIZAÇÃO DO BIOCHAR E DO EPBIOCHAR NO CULTIVO DE Vigna unguiculata (L.) Walp.: VISANDO O DESENVOLVIMENTO E PRODUTIVIDADE DA CULTURA

carbonização, feijão caupi, aumento dos grãos, desenvolvimento radicular

Com a intensa procura pelo carvão nos setores industriais, principalmente na siderurgia, elevou seu nível produtivo colocando o Brasil em destaque. Resultante da carbonização da madeira, o carvão quando utilizado na agricultura recebe o nome de biochar que, entre os vários atributos benéficos, aumenta a aeração do solo, atua na fixação de nutrientes e no bom rendimento das culturas. Outro subproduto da queima da madeira, o extrato pirolenhoso (EP) é capaz de auxiliar no metabolismo vegetal e no controle de pragas. O feijão-caupi, Vigna unguiculata (L.) Walp. é uma das variedade mais consumidas mundialmente, muito produzido no Brasil onde a agricultura familiar é responsável por tal atividade. Assim, como os solos do nordeste são caracterizados por apresentarem baixos índices de produtividade, objetivou-se analisar a ação do biochar e da mistura EPbiochar sobre o desenvolvimento da cultura do feijão-caupi em dois estágios, verde e seco. Os experimentos foram conduzidos em casa de vegetação e foram divididos em duas etapas. O experimento 1 foi realizado com a adição do biochar e do EPbiochar; já o experimento 2, além do biochar e do EPbiochar, foi adicionado adubação com NPK. Ambos tiveram sete tratamentos, cada um com oito repetições, onde quatro delas tiveram os feijões colhidos verdes e as quatro restantes, os feijões colhidos secos. Foram utilizados cinquenta e seis vasos e sua irrigação se deu de forma a repor a água referente à diferença entre o peso médio dos vasos e o peso obtido de oito vasos escolhidos ao acaso no momento das irrigações. Foram utilizados recipientes plásticos, onde a água foi colocada em seu interior e assim absorvida pelas plantas. Os experimentos foram conduzidos por três meses e meio e, ao final, foram analisados: a quantidade de vagens, comprimento das vagens, o tamanho e peso dos grãos e massa seca da raiz. Assim, concluiu-se que o biochar foi benéfico na produção de grãos verdes e secos, e no desenvolvimento da raiz do experimento 1. As variáveis de produção para o experimento 2 foram beneficiadas com os tratamentos de biochar até a dosagem 6 t há-1. O EPbiochar não beneficiou as variáveis estudadas para o feijão-caupi.

Presidente - 1079298 - ALEXANDRE SANTOS PIMENTA
Externo à Instituição - FRANCISCO MARLON CARNEIRO FEIJÓ - UFERSA
Externo ao Programa - 396302 - NEYTON DE OLIVEIRA MIRANDA - UFRNInterna - 2326526 - TATIANE KELLY BARBOSA DE AZEVEDO CARNAVAL
Notícia cadastrada em: 18/02/2024 08:51