Banca de QUALIFICAÇÃO: NAYANE DA SILVA LIMA

DISCENTE : NAYANE DA SILVA LIMA
DATA : 29/10/2023
LOCAL: Escola Agrícola de Jundiaí - Prédio das Graduações

UTILIZAÇÃO DO BIOCHAR E DA MISTURA SANEKA SOBRE O CULTIVO DE Vigna unguiculata (L.) Walp.: VISANDO DESENVOLVIMENTO E PRODUTIVIDADE DA CULTURA

carbonização, propriedades, aumento dos grãos, desenvolvimento radicular

O Brasil é caracterizado como maior produtor de carvão mundial, fator esse que alavanca o setor. Produto da carbonização da madeira, o carvão, também conhecido na agricultura como biochar, é responsável por melhorias nos mais diversos aspectos do solo e da cultura. Ele atua como bom condicionador de solo, melhora a fertilidade, o desenvolvimento da parte radicular e dos seus produtos. O extrato pirolenhoso é um subproduto da fumaça coletada durante o processo de carbonização e possui propriedades favoráveis ao desenvolvimento, enraizamento e proteção contra pragas nas espécies. O feijão-caupi é uma variedade amplamente produzida e consumida no país. Assim, o presente trabalho tem o objetivo de analisar a ação do biochar e das mistura saneka (biochar + extrato pirolenhoso) sobre o desenvolvimento do feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.), em dois estágios: verde e seco. Ainda, atentando-se para os níveis de produtividade, tamanho, quantidade e qualidade dos grãos obtidos. Foram utilizados sete tratamentos, sendo um controle, e as dosagens foram de 3, 6 e 9 ton/ha de biochar e de saneka. Os tratamentos tiveram oito repetições cada. Foram plantados quatro sementes, realizando o desbaste das duas menos vigorosas após as primeiras semanas pós emergência. As variáveis analisadas foram: quantidade de vagens, comprimento das vagens, o tamanho e peso dos grãos, e massa seca da raiz. Os dados do experimento foram colhidos após o período de três meses e meio. Após isso, foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey. Obteve-se que, para os feijões colhidos verdes, o melhor tratamento foi de 9 ton para todas as variáveis. Já para os feijões colhidos verdes, o tratamento mais relevante foi o menor, com 3 ton/há tendo se aplicado para todo as variáveis analisadas.

Presidente - 1079298 - ALEXANDRE SANTOS PIMENTA
Externo à Instituição - NEYTON DE OLIVEIRA MIRANDA - UFERSA
Externo ao Programa - 1160199 - SERGIO MARQUES JUNIOR - nullInterna - 2326526 - TATIANE KELLY BARBOSA DE AZEVEDO CARNAVAL
Notícia cadastrada em: 18/10/2023 07:37