Banca de DEFESA: CLARICE RIBEIRO CARDOSO

DISCENTE : CLARICE RIBEIRO CARDOSO
DATA : 16/01/2023
LOCAL: Remoto via Google Meet

CARACTERIZAÇÃO GENÉTICA MOLECULAR DE PROCEDÊNCIAS E PROGÊNIES DE Parkia platycephala Benth.

faveira, marcador ISSR, diversidade genética, conservação ex-situ

A Parkia platycephala Benth. é uma espécie arbórea nativa de áreas de transição entre Cerrado e Caatinga do Brasil, utilizada para diversos fins, com destaque para a alimentação animal devido ao seu elevado potencial forrageiro. Sua intensa exploração em época de frutificação, que coincide com o período de escassez de forragem, representa uma ameaça à sua conservação genética em habitat natural, sendo necessário o estudo de sua variabilidade genética. Diante disso, objetiva-se com a pesquisa caracterizar a diversidade e a estrutura genética existente em procedências e progênies de P. platycephala, por meio de marcador molecular ISSR (Inter Repetições de Sequências Simples) como subsídio para a conservação genética da espécie e transformação do teste de procedências e progênies em um pomar de sementes por mudas. A amostragem foi realizada em 45 progênies estabelecidas em um teste de procedências e progênies na Fazenda Experimental da Universidade Federal do Piauí, em Alvorada do Gurgueia, Piauí, Brasil. As análises genéticas foram feitas a partir de material de caule e folhas jovens de 180 progênies selecionadas aleatoriamente. A estimativas de eficiência dos primers, diversidade e estrutura genética foram obtidas a partir de 87 locos ISSR, enquanto o sistema de acasalamento foi estudado usando o software MLTR. Foram selecionados 13 primers ISSR que amplificaram um total de 87 locos, com 100% de polimorfismo. Os primers de maior eficiência na detecção de polimorfimso foram: CHRIS, M1, UBC 807, 818, 826, 829, 841, 842 e 857, considerando os valores do conteúdo de informação polimórfica, índice do marcador e poder de resolução. A diversidade genética de Nei (H) apresentou média de 0,31, e o índice de Shannon (I) média de 0,47, com a maior diversidade ocorrendo nas progênies de Bom Jesus. A análise da estrutura genética mostrou maior grau de variação genética dentro das populações (82,74%). O valor de Փst (0,172) indicou moderada estruturação genética entre procedências. O agrupamento UPGMA e a Análise Bayesiana (K=4) identificaram a formação de grupos genéticos distintos. O sistema de acasalamento demonstra ser majoritariamente alógamo, com presença significativa de progênies formadas por cruzamentos entre parentes. Estes resultados revelam a importância da manutenção da conservação ex situ da P. platycephala, com progênies promissoras para a produção e propagação de sementes para fins ambientais e melhoramento genético da espécie.

Presidente - ***.394.566-** - CRISTIANE GOUVEA FAJARDO - UFRN
Interno - 1721230 - MAURO VASCONCELOS PACHECO