Banca de QUALIFICAÇÃO: THALES JENNER DE OLIVEIRA FALCÃO

DISCENTE: THALES JENNER DE OLIVEIRA FALCÃO
DATA: 05/06/2013
LOCAL: Faculdade de Odontologia da UFRN

A Inserção do Técnico em Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família no Estado do Rio Grande do Norte

Saúde da família; Saúde Bucal; Auxiliares de Odontologia.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública

O Técnico em Saúde Bucal (TSB) é um dos profissionais da odontologia que têm suas atribuições profissionais definidas através de lei federal, podendo atuar na prevenção, promoção e recuperação da saúde bucal. No site do Departamento de Atenção Básica, do Ministério da Saúde, pode-se constatar através do histórico de cobertura da Estratégia Saúde da Família, que no Rio Grande do Norte existem apenas oito equipes com TSB implantadas. O objetivo do presente estudo é elucidar os motivos da pouca inserção destes profissionais no serviço público apesar da relevância do seu trabalho. Trata-se de uma pesquisa de estudo de caso do tipo exploratória, tendo em vista que não existem estudos semelhantes precedentes, e está dividida em duas fases distintas: a princípio será realizado um mapeamento destes técnicos utilizando informações das escolas formadoras e conselho de classe para descobrir quantos são e onde estão. E num segundo momento da pesquisa, será feita uma análise do processo de implantação (ou não implantação) das equipes de saúde bucal para descobrir que fatores contribuíram para a efetivação (ou não efetivação) deste tipo de trabalho técnico nas equipes. Nesta segunda fase, os Técnicos em Saúde Bucal, Cirurgiões-Dentistas e Coordenadores de Saúde Bucal municipais responderão a um questionário contendo questões abertas e fechadas através de ligações telefônicas. A amostra será definida após a análise da primeira fase do presente estudo, onde serão selecionados os casos extremos ou considerados relevantes. Esta pesquisa elucidará os motivos que levaram a inclusão, ou a ausência, destes profissionais na Estratégia de Saúde da Família no Estado do Rio Grande do Norte, e servirá de subsídio para provocar uma mudança da conformação do cenário atual.

Presidente - 2149485 - ANTONIO MEDEIROS JUNIOR
Interno - 1149598 - ELIZABETHE CRISTINA FAGUNDES DE SOUZA