Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINA DE SOUZA PIERETTI

DISCENTE: ANA CAROLINA DE SOUZA PIERETTI
DATA: 15/03/2013
LOCAL: NESC

Superando a aridez do semi-árido: encontros entre saúde mental e saúde da família no alto sertão paraibano.

Saúde mental; Atenção primária à saúde; Saúde da família; Atenção psicossocial; Educação em saúde.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública

A atenção primária à saúde é um importante cenário para o cuidado em saúde mental. Este projeto tem como objeto de estudo experiências de cuidado em saúde mental na estratégia saúde da família (ESF) potencializadas pela integração entre a rede de saúde e a Universidade no município de Cajazeiras, Paraíba. Parte-se da hipótese de que na integração entre rede de saúde e universidade é possível qualificar este cuidado realizado por profissionais generalistas. Será feita pesquisa qualitativa para caracterizar a demanda de saúde mental em uma área de uma unidade de saúde da família de Cajazeiras e com o material resultante serão realizados grupos focais com os profissionais das unidades de saúde da família onde se desenvolve a residência de medicina de família e comunidade (RMFC) a fim de conhecer quais dificuldades os mesmos enfrentam no cuidado em saúde mental na atenção básica e que atividades vem desenvolvendo na assistência neste campo. Através desses grupos focais se tentará refletir sobre as concepções que são produzidas no cotidiano sobre o cuidado em saúde mental e a partir disto modificar e qualificar as práticas dos profissionais envolvidos.

Presidente - 1674041 - ANA KARENINA DE MELO ARRAES AMORIM
Interno - 2149485 - ANTONIO MEDEIROS JUNIOR
Externo ao Programa - 426721 - MARIA TERESA LISBOA NOBRE PEREIRA
Notícia cadastrada em: 04/03/2013 16:16