Banca de QUALIFICAÇÃO: LICAONIA MARA DE SOUZA

DISCENTE : LICAONIA MARA DE SOUZA
DATA : 30/09/2021
LOCAL: Google Meet

Educação Permanente no cotidiano das equipes da atenção básica: Percepção-ação dos profissionais

Educação Permanente; Estratégia Saúde da Família; Profissionais da saúde.

A Educação Permanente em Saúde é importante aliada no conhecimento dos profissionais que integram as equipes de Atenção Básica, sendo uma ferramenta de grande relevância para melhorar o processo de trabalho das equipes. Ressalta-se que a EP deve ser fortalecida continuamente e precisa ser pensada como um desenvolvimento humano, sendo essencial para tomada de decisão para modificar as realidades frente aos desafios do setor saúde. O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção de profissionais da Atenção Básica do município de Sousa/PB sobre educação permanente. Será realizado no município de Sousa, localizado no sertão do estado da Paraíba. O estudo tem abordagem qualitativa, natureza descritiva e participativa com o desenho da pesquisa-ação. Os participantes serão profissionais da Atenção Básica, escolhidos conforme desenho do plano amostral, através de sorteio aleatório simples, atendendo aos critérios de inclusão. O procedimento de coleta de dados obedecerá a quatro etapas que terá a participação ativa dos atores envolvidos. Como resultados da pesquisa, espera-se: implicar os profissionais da AB/ESF no processo investigativo; fortalecer o trabalho em equipe e a EP como aprendizado institucional; evidenciar elementos estruturais para construção de um plano de ação como forma de contribuir para que a EP seja vivenciada de forma efetiva no cotidiano das equipes de trabalho e consequentemente melhorar a assistência à saúde prestada aos usuários.

Presidente - 106.578.944-00 - GRÁCIA MARIA DE MIRANDA GONDIM - Fiocruz - RJ
Interno - 904.673.454-49 - JOÃO BOSCO FILHO - UERN
Externa ao Programa - 2639848 - MARIZE BARROS DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 12/09/2021 20:00