Doutorado Profissional em Saúde da Família a ser ofertado pela UFRN é reconhecido pelo MEC

O Doutorado Profissional em Saúde da Família foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), após a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) ter aprovado e recomendado a criação do curso na 190ª Reunião do Conselho Técnico-Científico de Educação Superior (CTC-ES/CAPES), em novembro de 2019. O reconhecimento está oficializado na Portaria nº540, de 15/06/2020, que homologou o Parecer nº 111/2020 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE/CES), contendo os cursos aprovados e recomendados pelo CTC-ES/CAPES.


Com a homologação, a UFRN, que já oferta o curso de Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF/RENASF), terá o curso de doutorado em Saúde da Família, a ser ofertado pelas Instituições que compõem a Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), da qual a UFRN é integrante.


Os cursos de Mestrado e Doutorado Profissional em Saúde da Família constituem programa interdisciplinar, vinculado à área de avaliação da Saúde Coletiva, com área de concentração em Saúde da Família, executados em rede pelas instituições nucleadoras da RENASF, tendo a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) como coordenadora.


O Doutorado Profissional em Saúde da Família está vinculado ao MPSF/RENASF, que possui conceito 4. Ambos passam a integrar o Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde da Família (PPGSF/RENASF), nível mestrado e doutorado, que visa formar pesquisadores com competência técnico-científica em atividades de educação, atenção, gestão e investigação no aprimoramento da Estratégia Saúde da Família e do Sistema Único de Saúde (SUS), com área de concentração em Saúde da Família.


Na UFRN, os trabalhos vêm sendo coordenados pela Prof.ª Dr.ª Maisa Paulino Rodrigues e Prof.ª Dr.ª Karla Patricia Cardoso Amorim, que juntamente com a equipe de docentes e pesquisadores da UFRN, e das demais instituições que compõem a RENASF, trabalharam na condução e conclusão de três turmas de Mestrado, estando a quarta turma com candidatos já selecionados e início previsto para outubro deste ano.


Já a primeira turma do Doutorado Profissional em Saúde da Família da UFRN está prevista para iniciar em 2021. Serão 30 vagas distribuídas entre as IES nucleadoras da RENASF, sendo 20 vagas para alunos da Nucleação dos Estados do Ceará, Maranhão e Piauí e 10 vagas para alunos da Nucleação dos Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba conforme a disponibilidade de orientação. Para a Saúde Pública Coletiva, que luta por uma Atenção Primária de qualidade, com certeza essa conquista de qualificar profissionais como mestres e doutores proporcionará um avanço da produção do conhecimento e na integração entre ensino, serviço e comunidade nos sistemas de saúde, em especial na Estratégia Saúde da Família.

Notícia cadastrada em: 01/07/2020 19:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao