Banca de QUALIFICAÇÃO: VANIELY OLIVEIRA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANIELY OLIVEIRA FERREIRA
DATA : 03/12/2018
HORA: 09:30
LOCAL: Sala de Aula 1 - NESC
TÍTULO:

QUALIDADE DA assistência À Saúde da criança – análise dos dados da Avaliação Externa do Programa de melhoria e acesso da atenção Básica (PMAQ-AB).


PALAVRAS-CHAVES:

Saúde da Criança; Avaliação da qualidade dos cuidados de saúde; Atenção Primária à Saúde.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

A atenção à saúde da criança se configura como alvo de preocupação pelos políticos, gestores e profissionais da saúde. O presente estudo teve como objetivo analisar a qualidade da assistência à saúde da criança no Brasil e identificar os fatores contextuais socioeconômicos associados, a partir da avaliação externa do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade – Atenção Básica (PMAQ-AB) e da percepção de enfermeiros da Atenção Primária. Trata-se de um estudo seccional que terá como unidade de análise todas as equipes de saúde no Brasil avaliadas pelo PMAQ-AB. A qualidade será medida em cinco dimensões, cada uma gerando um indicador de qualidade: acesso e acolhimento, resolutividade, processo de trabalho, coordenação do cuidado e infraestrutura. Serão escolhidos critérios de qualidade da avaliação externa para serem agrupados nas dimensões citadas e que serão ponderados pela técnica de Teoria de Resposta ao Item (TRI), que considera o seu poder discriminatório. Cada dimensão será classificada como boa, regular ou ruim e o indicador de qualidade da Saúde da Criança será o agrupamento das cinco dimensões avaliadas. A qualidade da assistência à saúde da criança será analisada em relação à sua associação com indicadores contextuais como IDH, proporção de abastecimento de água e renda per capita, a partir de análise bivariada e análise múltipla pelo teste do Qui-quadrado de Pearson e regressão logística multinomial, respectivamente, com significância e 5%. Será também utilizada a técnica do Grupo Focal na abordagem de Kitzinger (2009), que permite suscitar e analisar a comunicação entre integrantes de um determinado grupo, partindo da estimulação do pesquisador para a interação grupal e geração de dados, terá de 6 a 9 participantes, em local neutro e contar com o moderador e relator. Espera-se com este estudo trazer contribuições para o planejamento e avaliação das atividades relacionadas à saúde da criança na APS.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 421717 - MARIA ANGELA FERNANDES FERREIRA
Presidente - 1674688 - TATYANA MARIA SILVA DE SOUZA ROSENDO
Externo ao Programa - 1868020 - ZENEWTON ANDRÉ DA SILVA GAMA
Notícia cadastrada em: 19/11/2018 12:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao