Banca de QUALIFICAÇÃO: MARÍLIA GUEDES DA SILVEIRA ARRAIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARÍLIA GUEDES DA SILVEIRA ARRAIS
DATA : 03/12/2018
HORA: 08:00
LOCAL: Sala de Aula 1 - NESC
TÍTULO:

ANÁLISE DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE BUCAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO BRASIL A PARTIR DOS CICLOS DO PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ/AB)


PALAVRAS-CHAVES:

Saúde Bucal; Avaliação da qualidade dos cuidados de saúde; Atenção Primária à Saúde


PÁGINAS: 28
RESUMO:

Apesar dos avanços alcançados na atenção primária nos últimos anos, ainda são identificados problemas em relação a acesso, acolhimento, resolutividade e qualidade da assistência, especialmente se considerarmos nesse cenário a saúde bucal. O objetivo desta pesquisa é analisar a qualidade da saúde bucal na Atenção Primária em Saúde (APS) no Brasil e identificar os fatores contextuais socioeconômicos associados, a partir da avaliação externa do segundo ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade – Atenção Básica (PMAQ-AB). Trata-se de um estudo seccional que terá como unidade de análise todas as equipes de saúde bucal no Brasil avaliadas pelo PMAQ-AB. A qualidade será medida em cinco dimensões, cada uma gerando um indicador de qualidade: acesso e acolhimento, resolutividade, processo de trabalho, coordenação do cuidado e infraestrutura. Serão escolhidos critérios de qualidade da avaliação externa para serem agrupados nas dimensões citadas e que serão ponderados pela técnica de Teoria de Resposta ao Item (TRI), que considera o seu poder discriminatório. Cada dimensão será classificada como boa, regular ou ruim e o indicador de qualidade da Saúde Bucal será o agrupamento das cinco dimensões avaliadas. A qualidade da assistência à saúde bucal será analisada em relação à sua associação com indicadores contextuais como IDH, proporção de abastecimento de água e renda per capita, a partir de análise bivariada e análise múltipla pelo teste do Qui-quadrado de Pearson e regressão logística multinomial, respectivamente, com significância e 5%. Espera-se com este estudo trazer contribuições para o planejamento e avaliação das atividades relacionadas à saúde bucal na APS.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 421717 - MARIA ANGELA FERNANDES FERREIRA
Presidente - 1674688 - TATYANA MARIA SILVA DE SOUZA ROSENDO
Externo ao Programa - 1868020 - ZENEWTON ANDRÉ DA SILVA GAMA
Notícia cadastrada em: 14/11/2018 17:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao