Banca de DEFESA: JANAÍNE MARIA DE OLIVEIRA

DISCENTE : JANAÍNE MARIA DE OLIVEIRA
DATA : 29/07/2016
LOCAL: Sala de Aula 1 - NESC

OS SENTIDOS DE SER PRECEPTOR NAS EXPERIÊNCIAS DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE DE UM MUNICIPIO DO NORDESTE BRASILEIRO: DESAFIOS A EDUCAÇÃO NA SAÚDE

Preceptor; Formação; Educação na Saúde

O processo de se pensar e fazer saúde passou por grandes mudanças desde a criação do Sistema Único de Saúde, e que, consequentemente, impulsionaram mudanças nos processos de formação profissional em saúde, movidos pela necessidade de ter profissionais com uma visão mais ampla do processo saúde-doença baseada não mais no modelo médico hegemônico, mas voltada para a integralidade do cuidado em saúde. Diante dessa necessidade de se repensar a formação profissional em saúde, a inserção do estudante no ambiente de trabalho começou a ser cada vez mais valorizada, uma vez que facilita a construção do conhecimento a partir da realidade do território, e que possibilita a articulação entre a teoria e a prática e a qualificação da atenção ao usuário. A Política de Atenção Primária à saúde vem consolidar a importância da construção do vínculo ensino/serviço/comunidade. Dessa forma, os problemas e necessidades de saúde serão objetos de intervenção, bem como seus determinantes e condicionantes, envolvendo as ações e serviços que procurem minimizar os efeitos do adoecer, melhorando as condições de vida dos sujeitos e da coletividade no território onde estão inseridos. Nesse sentido, o preceptor tem um papel fundamental na apropriação do estudante com a população favorecendo uma visão mais ampla e real do processo saúde doença da comunidade, além das competências, habilidades e atitudes peculiares da vida profissional. Tamanha a importância da relação entre estudante e preceptor e de inúmeras situações que podem dificultar essa relação, tornando-a frágil e vulnerável, que essa pesquisa foi motivada, questionando quais os entraves que dificultam essa relação, porque algumas vezes é bem-sucedida e outras não, onde estão os nós críticos e relevante no sentido de fortalecimento dos processos de formação em saúde, da Política de Educação Permanente e de contribuir de maneira efetiva com propostas que venham a consolidar a Atenção Primária como cenário de práticas de educação profissionais na saúde e integração ensino/serviço/comunidade. O objetivo desta pesquisa é investigar os sentidos de ser preceptor nas experiências de integração ensino-serviço-comunidade, a partir dos discursos dos profissionais preceptores na ESF. A metodologia utilizada será com uma abordagem qualitativa com alicerce na produção de sentidos presentes nos discursos dos profissionais preceptores, e tem como base teórica a abordagem das práticas discursivas no referencial construcionista da psicologia social e terá como atores os profissionais que atuam como preceptores de estágio da graduação da área da saúde de instituições de ensino pública e privadas, distribuídos nas vinte e uma (20) UBS cenários de prática dos alunos, totalizado 20 sujeitos. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado entrevista semiestruturada, e os dados transcritos e organizados em formato de Mapas Dialógicos facilitando a análise e discussão dos resultados. A pesquisa respeitou todos os procedimentos éticos cabíveis e preconizados pelas legislações vigentes, com parecer aprovado no Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos com CAAE 47323115.4.0000.5292.

Presidente - 1674041 - ANA KARENINA DE MELO ARRAES AMORIM
Interno - 2566534 - JACILEIDE GUIMARAES