Banca de DEFESA: NEUMA MARINHO DE QUEIROZ SANTOS

DISCENTE: NEUMA MARINHO DE QUEIROZ SANTOS
DATA: 19/12/2014
LOCAL: Sala de Aula 1 - NESC

A TERAPIA COMUNITÁRIA E A VIVÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM DO CUIDADO HUMANIZADO NA ESF?

Ensino Médico, Terapia Comunitária, Estratégia de Saúde da Família, Cuidado Humanizado, Estudantes de Medicina

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública

Diante de um cenário repleto de críticas a um modelo médico que privilegia a doença e não o doente são muitos os argumentos que defendem a necessidade de resgatar a relação humanizada entre médico e paciente, direcionando a escuta terapêutica não só para os relatos objetivos da doença, mas para todos os aspectos que permeiam o adoecer. Tornou-se imprescindível formar durante a graduação médica um profissional com formação geral, humanística, crítica e reflexiva, capaz de realizar uma abordagem integral do ser humano; no entanto, apesar dos avanços do projeto pedagógico do curso de medicina, ainda nos deparamos com inúmeros desafios no processo de formação. O presente estudo teve como objetivo principal investigar se a vivência do estudante de medicina com a Terapia Comunitária Integrativa (TCI) na Atenção Primária- APS /Estratégia Saúde da Família- ESF, apresenta potencial para se configurar enquanto estratégia de ensino-aprendizagem para o cuidado integral e humanizado. Realizou-se uma pesquisa qualitativa com estudantes do curso de medicina do décimo ao décimo segundo período que tiveram vivência com a TCI, como parte do Internato de Medicina de Família e Comunidade. Utilizamos entrevistas em profundidade com roteiro e recorremos para análise das narrativas à Hermenêutica Gadameriana. Os alunos até ingressarem no internato de MFC desconheciam a TCI e suas pré-concepções revestiam-se de caráter depreciativo. A vivência do método possibilitou reavaliação dos preconceitos e construção de novos conceitos comprovando a importância da estratégia. Evidenciamos um hiato entre o “ensino” de conceitos teóricos do cuidado humanizado, mal compreendidos, durante a graduação médica e a aplicação prática desse cuidado a partir de modelos que privilegiem a escuta qualificada, a construção de vínculos, a autonomia do paciente dentre outros. Estagiar na ESF e participar da TCI favorece o aprendizado de conhecimentos “inexplicáveis”, demonstrando que só a vivência os consolida. Experimentar sentimentos de dores e alegrias através do enfrentamento de dificuldades e gratificações, neste cenário, contribui para o aprendizado. A TCI revelou potencialidades para o aprendizado de condições como resiliência, habilidade de comunicação, abordagem integral da pessoa e escuta. Questões como dificuldades estruturais, baixo número de pessoas com formação em TCI e pouco tempo de vivências com a TCI, aparecem como limitações para utilização do método como ferramenta pedagógica. Consideramos que a participação dos alunos na TCI, significa poder oferecer aos estudantes muito além de uma estratégia de ensino-aprendizagem para o cuidado humanizado, representa a possibilidade de ampliar os horizontes destes futuros médicos em um olhar bem mais consciente das dificuldades e potencialidades de um profissional na ESF. Acreditamos estar contribuindo para a formação de profissionais mais sensibilizados e preparados para realizar uma abordagem integral e humanizada da pessoa e de sua comunidade. A TCI enquanto estratégia de ensino permite ao participante realizar reflexões críticas, mostrando ser um instrumento capaz de possibilitar uma visão mais ampliada do estudante diante de sua prática profissional e capaz de conduzi-lo a mudanças de atitude, o que se refletirá em uma APS/ESF, mais resolutiva e gratificante para todos.

Externo à Instituição - ANTÔNIO VLADIMIR FÉLIX DA SILVA - UNP
Presidente - 1149551 - GEORGIA SIBELE NOGUEIRA DA SILVA
Interno - 1576805 - THIAGO GOMES DA TRINDADE
Notícia cadastrada em: 05/12/2014 10:13