Banca de DEFESA: FRANCISCO GLERISTON VIEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO GLERISTON VIEIRA
DATA: 27/02/2014
HORA: 08:30
LOCAL: NESC
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DAS USUÁRIAS SOBRE A ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER NO RIO GRANDE DO NORTE


PALAVRAS-CHAVES:

Atenção Primária à  Saúde; Satisfação dos usuários; Saúde da Mulher.


PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO:

Este trabalho discute a avaliação da satisfação das usuárias sobre a atenção à saúde da mulher em relação à qualidade da Atenção Primária à Saúde (APS) no Estado do Rio Grande do Norte (RN).
O objetivo geral da pesquisa é Avaliar a satisfação das usuárias acerca das ações empreendidas na área de Saúde da Mulher, no âmbito Atenção Básica, no Estado do Rio Grande do Norte, a partir das informações do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQAB). Tendo como objetivos específicos Avaliar aspectos relacionados à Saúde da Mulher; Avaliar as ações de acolhimento específicas às gestantes e; Avaliar as informações sobre o pósparto. Essa dissertação caracteriza-se enquanto pesquisa avaliativa realizada através de um estudo transversal e multicêntrico (tipo inquérito), com abordagem quantitativa, no qual faz parte da Avaliação Externa do PMAQ-AB no Estado do RN, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.  Foram utilizados dados secundários das entrevistas com usuárias presentes nas Unidades Básicas de Saúde durante a Avaliação Externa do PMAQ-AB no Estado do RN. A amostra se deu por conveniência a partir dos seguintes critérios: usuários que estavam presentes nas Unidades Básicas de Saúde para realizar qualquer tipo de procedimento, assim como ter frequentado o serviço há pelo menos 1 ano e se disponibilizar a participar da pesquisa. Foram excluídos os que tinham ido pela primeira vez na unidade de saúde e aqueles que não frequentaram a mais de 12 meses. Para a coleta de dados foi utilizado um quadro variáveis/indicadores contendo as seguintes dimensões de análises: Saúde da Mulher, Acolhimento Específico à Gestante e Informações sobre o Pós-parto. A análise descritiva dos dados foi realizada por meio de frequências absolutas e relativas das variáveis, através do programa Statistic Package for Social Sciences (SPSS) for Windows, versão 22.0.0. Os resultados desta pesquisa indicam um quadro positivo de satisfação das usuárias acerca da Atenção à Saúde da Mulher no Estado do Rio Grande do Norte perante as ações empreendidas pela APS. Outra análise importante é a integração da APS com outros pontos da Rede de Atenção à Saúde na tentativa de reorientação do Modelo de Atenção à Saúde enquanto porta de entrada para garantia do acesso e da qualidade dos serviços prestados aos usuários e como coordenadora deste conjunto de cuidado. Portanto, a avaliação da satisfação dos usuários nos serviços de saúde é fundamental entre todos os atores envolvidos no processo de consolidação do Sistema Único de Saúde – SUS, tendo a necessidade de se repensar às práticas profissionais, reorganizar os processos de trabalhos das equipes Multiprofissionais de Saúde, viabilizar recursos financeiros, insumos e materiais, planejar e sistematizar novas ações de atenção à saúde com o objetivo de garantir a atenção integral a saúde da população.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 572900 - PAULO DE MEDEIROS ROCHA
Interno - 1245215 - SEVERINA ALICE DA COSTA UCHOA
Externo à Instituição - SUZANA CARNEIRO DE AZEVEDO FERNANDES - UERN
Notícia cadastrada em: 14/02/2014 13:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao