Banca de QUALIFICAÇÃO: ANGÉLICA ALMEIDA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANGÉLICA ALMEIDA DE SOUSA
DATA : 20/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO ENSINO E EXTENSÃO (PEEX) NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação de Políticas Públicas; Extensão Universitária; Programa de Integração Ensino e Extensão;
UFCA.


PÁGINAS: 37
RESUMO:

Esse projeto de dissertação tem como objetivo avaliar os resultados do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) para a formação de estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Cariri período de 2015 a 2019. Para tanto, tem os seguintes objetivos específicos: Apresentar um panorama sobre a dinâmica de funcionamento do Programa de Integração Ensino e Extensão; Mapear os projetos do PEEX, atividades e seus participantes; Verificar o nível de integração entre as atividades de ensino e de extensão realizadas no âmbito de disciplinas dos cursos de graduação por meio do Programa; Identificar as contribuições do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) para o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes, bolsistas e voluntários do projeto; Identificar os desafios para a efetividade do Programa de Integração Ensino e Extensão; e Propor ações de melhoria da efetividade do Programa. Esses objetivos serão desenvolvidos com base em um referencial teórico com ênfase na avaliação de resultados de políticas públicas por uma ótica multicêntrica, positiva e construtiva. Trata-se de um estudo exploratório -descritivo que adotará uma abordagem quali-quantitativa e utilizará o estudo de caso como estratégia de pesquisa. Para a realização dessa pesquisa serão adotadas três principais técnicas de coleta de dados: levantamento (Survey), entrevista e pesquisa documental. Para cada técnica serão utilizados instrumentos de pesquisa diferenciados a saber: questionário estruturado; roteiro de entrevista semi-estruturado e ficha, respectivamente. Os dados coletados serão analisados de acordo com sua natureza quantitativa ou qualitativa por meio das técnicas de análise do conteúdo e de análise estatística descritiva básica. Após a coleta e interpretação dos resultados, especialmente na identificação dos desafios enfrentados, será possível, à luz da literatura, propor ações de melhoria da efetividade do Programa ressaltando a relevância empírica dessa proposta, considerando que permitirá trazer dados e informações que poderão angariar elementos para a gestão universitária repensar sua política, fazer os ajustes necessários, se assim for diagnosticado na pesquisa, para que a referida política possa ser melhorada e alcançar o seu sucesso. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2569281 - PAMELA DE MEDEIROS BRANDÃO
Interna - 1753455 - DINARA LESLYE MACEDO E SILVA CALAZANS
Externo à Instituição - FRANCISCO RANIERE MOREIRA DA SILVA - UFCA
Notícia cadastrada em: 12/12/2022 17:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao