Banca de DEFESA: KILVYA SIMONE DE LEÃO BRAGA

DISCENTE : KILVYA SIMONE DE LEÃO BRAGA
DATA : 17/11/2022
LOCAL: videoconferência

Construção do mapa estratégico para o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Campina
Grande – SISTEMOTECA UFCG

Sistemas de bibliotecas universitárias. SISTEMOTECA UFCG. Balanced Scorecard. Design Science Research. Planejamento estratégico. Mapa estratégico.

Este estudo teve como objetivo central a elaboração de um mapa estratégico para o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Campina Grande – SISTEMOTECA UFCG – utilizando a ferramenta Balanced Scorecard. Para o alcance da construção do mapa, foi realizado o levantamento de planos, documentos institucionais, leis, portarias e programas, que pudessem subsidiar um diagnóstico inicial, bem como validar a necessidade do estudo para o setor e para instituição. Para a construção do artefato, o estudo optou pela metodologia Design Science Research – DSR, que se caracteriza pela construção de artefatos para responder a problemas encontrados no diagnóstico. Na fase de desenvolvimento e testagem do modelo proposto, foi utilizado o método do Design Thinking - DT. Durante a coleta de dados a pesquisa utilizou questionário com perguntas abertas e fechadas, e promoveu grupos focais. Após análise de dados, construiu a matriz Swot, missão, visão e valores, árvore de problemas, mapa estratégico e plano de ações, e ao final, apresentação do artefato à equipe para validação. Essa pesquisa objetiva contribuir para o sistema de bibliotecas da UFCG, buscando alinhar os processos e serviços desenvolvidos nela, aos planos institucionais existentes. Objetiva também ser utilizada por outros sistemas de bibliotecas para melhoria de seus serviços.

Presidente - 1064645 - ALINE VIRGINIA MEDEIROS NELSON
Externo à Instituição - DANILO CORTEZ GOMES
Interno - 2575537 - MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 26/10/2022 08:31