Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINE MATEUS LIMA DA COSTA

DISCENTE : MARINE MATEUS LIMA DA COSTA
DATA : 30/09/2022
LOCAL: videoconferência

RELAÇÃO TELETRABALHO E FAMÍLIA SOB A ÓTICA DOS SERVIDORES TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

teletrabalho, serviço público, instituições federais de ensino, vantagens, desvantagens, relação trabalho-família.

O Teletrabalho pode ser definido como o trabalho realizado por meio de TICs fora do ambiente físico organizacional do empregador ou a distância do cliente demandante. No serviço público brasileiro, o teletrabalho é adotado para pôr em prática o conceito de eficiência da administração pública, ou seja, visando a redução de custos e a melhoria dos serviços prestados e, diante do isolamento social adotado como medida de controle da
pandemia da COVID-19, em 2020 precisou ser adotado enquanto modalidade de trabalho mais viável para o momento pelas instituições privadas e públicas, dentre elas o IFRN que, por intermédio do Programa de Gestão e Desempenho, sinaliza a possibilidade do teletrabalho se concretizar definitivamente em um cenário pós-pandemia. No entanto, muitas vantagens e desvantagens tem sido apontadas pelo uso do teletrabalho, além de impactos como o causado na relação trabalho e família. Assim, entender a percepção dos servidores técnico-administrativos (TAE) do IFRN sobre a relação teletrabalho e família é de grande relevância para a instituição. Este projeto de pesquisa tem por objetivo principal saber que avaliação os servidores da categoria TAE do IFRN fazem sobre relação teletrabalho e família, em razão da sua experiência com o teletrabalho. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualiquantitativa e com fins exploratório e descritivo. Os dados do estudo serão obtidos mediante entrevistas semi-estruturadas, realizadas utilizando o Google Meet, equestionário, por meio de um survey, disponibilizado aos participantes via e-mail institucional. As informações obtidas pelos questionários serão analisadas por intermédio de cálculos estatísticos (sofware Statistical Package for the Social Sciencs – SPSS) e os dados das entrevistas pelo uso do software Nvivo. Espera-se com os resultados a serem encontrados auxiliar a gestão institucional nos processos que permeiam o teletrabalho, sejam eles voltados a sua implementação, acompanhamento ou avaliação.

Interna - 1064645 - ALINE VIRGINIA MEDEIROS NELSON
Presidente - 2290876 - ANTONIO ALVES FILHO
Interna - 6350673 - MARIA TERESA PIRES COSTA
Notícia cadastrada em: 14/09/2022 08:23