Banca de QUALIFICAÇÃO: KÁTIA SIMONNE OLIVEIRA DIAS

DISCENTE : KÁTIA SIMONNE OLIVEIRA DIAS
DATA : 30/09/2022
LOCAL: videoconferência

TELETRABALHO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS, SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS GESTORES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN

teletrabalho, gestores, serviço público, pandemia, Covid-19.

O teletrabalho, modalidade de trabalho flexível, surgiu – como é conhecida na atualidade – há algumas décadas, possibilitando ao trabalhador o desenvolvimento de suas atividades longe das dependências do empregador, com o auxílio das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Como opção de regime laboral em processo de disseminação crescente em diversos países e também no Brasil, contou com uma forte aceleração de sua difusão em decorrência do surgimento da pandemia de Covid-19, decretada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) no início de 2020, e a imposição de medidas de prevenção ao contágio, sendo uma das principais o distanciamento social. O objetivo da presente pesquisa é analisar a percepção dos gestores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) sobre a experiência no regime de teletrabalho, adotado em razão da pandemia de Covid-19, desafios vivenciados e perspectivas diante da implementação permanente dessa modalidade. A pesquisa, de natureza aplicada, classifica-se como descritiva e exploratória, constituindo-se um estudo de caso. Serão aplicados questionários eletrônicos à população dos gestores do instituto, com amostragem probabilística simples, e a realização de entrevistas, com amostragem do tipo intencional, dessa forma enquadrando-se na abordagem quali-quantitativa. No alinhamento da abordagem definida, a análise dos dados coletados será através de estatística descritiva e da análise de conteúdo. Como resultados da pesquisa, espera-se contribuir para a discussão do tema, servindo como aporte teórico e empírico para futuras consultas, além de auxiliar no processo de implantação permanente da modalidade no IFRN.

Presidente - 2290876 - ANTONIO ALVES FILHO
Interno - 2842635 - FABIO RESENDE DE ARAUJO