Banca de DEFESA: ELIANE LEANDRO DE MATOS

DISCENTE : ELIANE LEANDRO DE MATOS
DATA : 29/08/2022
LOCAL: videoconferência

Gestão de conflitos na UFCA: a relação entre o conflito intragrupo e os estilos de gerenciamento em uma perspectiva de redes

gestão de conflitos, estilos de gerenciamento, conflito intragrupo, redes.

Este trabalho se propôs a analisar a relação entre o conflito intragrupo e os estilos de gerenciamento de conflitos de servidores públicos da Universidade Federal do Cariri. Partiu-se da compreensão de que o conflito é um fenômeno social, inevitável, complexo e imprevisível, que ocorre em diversos contextos, organizacionais ou não, possuindo capacidade de influenciar a qualidade de processos, produtos e relacionamentos. Dentro das organizações, a partir de uma visão sistêmica, o conflito pode possuir efeitos disfuncionais ou funcionais, sendo necessário atenção ao tratamento que é dado às situações de conflito, para que sejam conduzidas a resultados benéficos ao desempenho individual e organizacional. A pesquisa adotou o método quantitativo, sendo aplicado a Escala de Conflitos Intragrupos (ECIG), que investiga os conflitos nas dimensões tarefa e relacionamento; o Rahim Organizational Conflict Inventory (ROCI-II), que investiga cinco estilos de gerenciamento de conflito: Dominação, Evasão, Acomodação, Negociação e Integração; e questões sociodemográficas e funcionais. Na análise dos dados, adotou-se uma abordagem metodológica, não - linear, para objetos de estudo complexos. Assim, os dados foram submetidos à uma análise de redes através do software RStudio, para verificar as associações entre eles e identificar quais são as variáveis mais influentes no conjunto. A análise dos resultados evidenciou uma estrutura unidimensional do conflito, corroborando com diversos estudos que verificaram que uma dimensão do conflito pode se confundir e se transformar na outra. Nas análises descritivas, observou-se que as quantidades de conflito percebidas pelos servidores se mantiveram em níveis baixos tanto para conflito de tarefa como conflito e relacionamento. Quanto aos estilos de gerenciamento, observou-se frequências altas para mais de um estilo, o que pode ser explicado pela utilização de mais de um estilo de gerenciamento de conflito pelos participantes. Verificou-se, no entanto, que apenas quatro estilos foram identificados: Integração, Evasão, Acomodação e Dominação,sendo que o estilo Integração foi o mais frequente entre os participantes. Em síntese, as maiores frequências indicaram que a maioria dos participantes (>60%), no relacionamento com colegas de trabalho, concordam em colaborar buscando decisões aceitáveis para todos (65,1%), em tentar evitar desacordos (64,3%) e em trocar informações precisas para se chegar juntos às soluções dos problemas (63,9%). A análise de redes apontou que não há correlações determinantes entre o conflito intragrupo, estilos de gerenciamento de conflitos e variáveis sociodemográficas e funcionais. Após a análise das correlações da rede, foram verificadas as medidas de centralidade, força e influência esperada, para se identificar as variáveis mais influentes na rede. Foi verificado que a variável sexo é a de menor força e que a variável escolaridade possui a menor influência esperada. Já as variáveis de maior influência esperada foram g5 (comportamento de integração, valor = 1,09), c2 (atrito pessoal, valor = 0,90), c11 (desafeto, valor = 0,90) e g17 (comportamento de evasão, valor = 0,89). As medidas de influência esperada indicam os nós (variáveis) mais sensíveis e influentes em toda a rede. A identificação dessas variáveis na amostra pesquisada, indica para os pontos estratégicos a serem considerados no planejamento de intervenções pela organização. A partir disso, sugere-se ações para diagnóstico das relações de conflito, bem como ações para o desenvolvimento de competências individuais e grupais para gestão de conflitos.

Externa à Instituição - LIANA DE ANDRADE ESMERALDO PEREIRA - UFCA
Interna - 6350673 - MARIA TERESA PIRES COSTA
Presidente - 1697892 - MARIANA MAZZINI MARCONDES
Externo à Instituição - PAULO FELIPE RIBEIRO BANDEIRA