Banca de DEFESA: ALANA DE OLIVEIRA SOUSA

DISCENTE : ALANA DE OLIVEIRA SOUSA
DATA : 01/08/2022
LOCAL: videoconferência

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE DA TRANSPARÊNCIA ATIVA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DO ESTADO DO CEARÁ

Lei de Acesso à Informação, Transparência Ativa, Universidades Públicas.

Esta pesquisa objetiva analisar se as Instituições de Ensino Superior Públicas do Ceará (IESP’s) atendem ao disposto na Lei de Acesso à Informação quanto à transparência ativa. Para isso, foi realizada uma pesquisa de natureza descritiva, com a coleta de dados documental, utilizando-se dos artefatos da pesquisa qualitativa e quantitativa para encadear e discutir os resultados e a técnica de análise documental. Como principais resultados constatou-se que as Universidades Federais atingiram uma média satisfatória de mais de 80% da pontuação máxima, mas não disponibilizam suas informações de forma atualizada, principalmente no portal de Dados Abertos. Já as Universidades Estaduais são insuficientes na disposição das informações em suas páginas e no atendimento aos requisitos mínimos de transparência ativa. Apenas uma das estaduais atingiu 56,25% do total de 24 pontos, as demais pontuaram abaixo de 45%. Concluiu-se assim, a partir das análises, que nenhuma das IESP’s atendeu integralmente ao exigido legalmente quanto à transparência ativa. No entanto, é perceptível o esforço das instituições em divulgarem suas informações nos portais e buscarem ser, ainda que minimamente, transparentes.

Interno - 2575537 - MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS
Presidente - 349728 - MARIA ARLETE DUARTE DE ARAÚJO