Banca de QUALIFICAÇÃO: WASHINGTON LUIZ DE SOUSA JÚNIOR

DISCENTE : WASHINGTON LUIZ DE SOUSA JÚNIOR
DATA : 18/02/2022
LOCAL: Vieoconferência

Proposta de gerenciamento de processos de projeto: modelo base para implantação BIM na Diretoria de Infraestrutura da Universidade Federal do Cariri.

Gestão de processos. Bim. Administração Pública Federal. UFCA.

Nos últimos anos, foram editados vários normativos (decretos e leis) para que a Modelagem da Informação da Construção fossem disseminada em estruturas organizacionais do poder público. Essa modelagem é baseada na metodologia da Building Information Modelling (BIM), uma tecnologia de modelagem associada a processos, para produzir, comunicar e analisar modelos da construção. Diante de uma estrutura organizacional dependente uma gestão de processos eficiente para sua implantação, este trabalho objetiva propor um modelo de gestão de processos de projetos voltados à implantação da BIM na Diretoria de Infraestrutura (DINFRA) da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Como forma de atingir esse objetivo, visa-se diagnosticar a situação atual do gerenciamento dos processos de projetos, analisando-os à luz da metodologia BIM, definir os processos prioritários para sua implantação, propondo um mapa geral de processos voltados a área de atuação da Dinfra. Assim, os aspectos organizacionais e de gerenciamento poderão ser definidos e validados, criando um arcabouço para que a modelagem BIM possa ser implantada, gerando interfaces de eficiência e eficácia nas atividades de gestão, projetos, execução de obras, orçamento e manutenção da diretoria de infraestrutura da UFCA para além do cumprimento legal previsto pelo Governo Federal, mas como estratégia de otimização dos processos organizacionais.

Presidente - 1753455 - DINARA LESLYE MACEDO E SILVA CALAZANS
Interno - 2842635 - FABIO RESENDE DE ARAUJO