Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO GERSON BEZERRA DE MORAIS

DISCENTE : ANTONIO GERSON BEZERRA DE MORAIS
DATA : 22/02/2022
LOCAL: Vieoconferência

Ouvidoria Pública. Gestão Estratégica. Atuação da Ouvidoria Universitária.

A presente pesquisa intitulada: A Ouvidoria no Âmbito da Universidade Federal do Cariri: Instância de Gestão Estratégica? Tem como objetivo geral compreender o modelo de atuação da ouvidoria como instancia de gestão estratégica no contexto da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O motivo que nos leva a fazer este estudo parte do reconhecimento, através da literatura, de que é recente o processo de consolidação das ouvidorias públicas no Brasil, e, mais especificamente, das ouvidorias nas universidades públicas, onde se pode observar lacunas de estudos sobre a atuação das ouvidorias e seus modelos de gestão. Sendo este, um tema de suma importância, pois leva a se fazer re(conhecer) as realidades e possibilidades da ouvidoria nas universidades, compreendendo seu papel enquanto instância de gestão estratégica no contexto institucional. Espera-se com este estudo fazer, a comunidade acadêmica, compreender o papel e a importância da ouvidoria na instituição, bem como instigar para novas pesquisas na área. Tem como relevância social contribuir para o incentivo à participação e controle social nas instituições públicas, na melhoria gestão institucional e, por conseguinte, do aperfeiçoamento do serviço público. A metodologia desenvolver-se-á por uma abordagem qualitativa, com estratégia do tipo estudo de caso, de natureza exploratória e descritiva. Utilizar-se-á como instrumento de coleta de dados as técnicas de análise documental e entrevista, a análise e interpretação de dados se dará pela análise de conteúdo de Bardin.

Presidente - 1754953 - HIRONOBU SANO
Interno - 1750458 - THIAGO FERREIRA DIAS