Banca de DEFESA: MARIA ALINELE LUCENA SOARES

DATA : 06/12/2021
LOCAL: Vieoconferência

: PROPOSTA DE UM NORMATIVO PARA CAPACITAÇÃO DOCENTE NA UFCA

Mapeamento. Competências Docente. Capacitação. Normativo.

Este projeto partiu da reflexão sobre docência e competências. É fato que a docência é um importante determinante do sucesso ou fracasso do processo educacional e tem grande responsabilidade pelos resultados esperados. No âmbito federal, é a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) que define as diretrizes do desenvolvimento profissional. Ela compreende o processo de desenvolvimento do servidor público por meio do diagnóstico de competências. O mapeamento de competências é a primeira etapa, das quatro que compõem o planejamento sistemático que envolve o Sistema de Capacitação Baseado em Competências (SCBC). No caso da UFCA, há um empenho para que as ações de capacitação propostas aos docentes atendam aos pressupostos da Gestão por Competências. A universidade realiza ações de formação continuada de professores, mas ainda não apontou normas para a formação continuada para estes profissionais. Assim, este projeto compreendeu uma proposta de intervenção com o objetivo geral de propor a elaboração de um normativo para capacitação docente na UFCA.. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema e a seguir um levantamento para validar um instrumento de mapeamento de lacuna de competências que foi elaborado a partir de uma análise de similitude entre os dados apontados pelos docentes da UFCA e o corpo teórico que cerca o tema. Por último foi elaborada uma proposta de normativo para a capacitação docente. Espera-se, como contribuição, que a capacitação dos docentes da UFCA possa auxiliar a universidade a contribuir com professores cada vez mais empoderados e qualificados para levarem avante a missão da UFCA: ensino, pesquisa, extensão e cultura.

Externa à Instituição - GISLENE FARIAS DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO - UFPB
Presidente - 6350673 - MARIA TERESA PIRES COSTA
Notícia cadastrada em: 25/11/2021 14:46