Banca de DEFESA: LILIAN CAVALCANTE FEITOSA

DISCENTE : LILIAN CAVALCANTE FEITOSA
DATA : 22/11/2021

: DESENVOLVIMENTO GERENCIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI: Percepções dos gestores acerca das competências gerenciais e das modalidades de aprendizagem

Competências gerenciais; Modalidades de Aprendizagem; Gestores públicos; Universidade pública

O processo de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) tornou-se um tema emergente no contexto da administração pública, que necessita de servidores cada vez mais detentores de competências adequadas, não apenas nas funções técnicas, mas também de gestão. No entanto, as práticas de TD&E tradicionais já não respondem integralmente as expectativas para o desenvolvimento gerencial. À vista disso, o questionamento sobre “o que” se aprende (competências) muda de enfoque, visando entender também “como” se aprende, a fim de promover ambientes de aprendizado e de estímulo ao novo, de maneira a se materializar resultados efetivos e consistentes. Este trabalho buscou analisar a influência das modalidades de aprendizagem para o desenvolvimento das competências gerenciais, na percepção dos gestores na UFCA. Trata-se de um estudo descritivo, quali-quantitativo, com aplicação de questionários semi-estruturados a servidores gestores da UFCA. Os resultados revelaram o perfil sociodemográfico dos gestores participantes, além do alto índice de concordância para o desenvolvimento de competências gerenciais com ênfase sobre as competências políticas; e uma maior frequência das modalidades de aprendizagem: Acesso a banco de dados, leitura de textos, interações causais e treinamento tradicional. Verificou-se também que há influência na ‘Leitura de textos/banco de dados’ e ‘Interações causais’ para o desenvolvimento das competências gerenciais. Em relação a formulação de ações de desenvolvimento, foram categorizadas sugestões sobre as competências gerenciais a serem ensinadas, modalidades de Aprendizagem e outras informações que auxiliam na formulação de um programa de formação gerencial. Por fim, foram feitas recomendações visando o desenvolvimento das competências gerenciais na UFCA. Espera-se que este trabalho contribua para construção de ações mais compatíveis aos modelos de gestão da realidade pública, aos perfis dos gestores institucionais e consequente, melhores entregas a sociedade, observado o atendimento aos normativos legais, a racionalização e a efetividade do investimento público.

Externa à Instituição - LIANA DE ANDRADE ESMERALDO PEREIRA - UFCA
Interno - 2290876 - ANTONIO ALVES FILHO