Banca de QUALIFICAÇÃO: DANILO HENRIQUE DE MEDEIROS MACEDO

DISCENTE : DANILO HENRIQUE DE MEDEIROS MACEDO
DATA : 26/08/2019
LOCAL: Sala 01, NEPSA I

GESTÃO DE PROJETOS NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: UMA PROPOSTA DE GESTÃO VISUAL PARA O CAMPUS SANTA CRUZ

Instituto Federal; setor público; Gestão de projetos; Gestão visual; LCC – Life Cycle Canvas.

A partir dos anos 80, diversos países promoveram inúmeras reformas gerenciais no setor público – orientando-o e aproximando-o das práticas de mercado. Emergidos nesse ambiente de grande volatilidade e complexidade do setor público, as boas práticas de gestão de projetos tem ganhado espaço e se tornado palavras-chave nesse processo de reorganização e do melhor atendimento das demandas públicas. Esse trabalho tem por objetivo elaborar uma proposta de gestão visual de projetos no âmbito do IFRN/Campus Santa Cruz, a fim de promover uma melhor execução e acompanhamento dos seus projetos estratégicos, dispostos no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2019-2026. Diante da sua simplicidade, flexibilidade e os benefícios reconhecidos na literatura, optou-se por utilizar a ferramenta de gestão visual de projetos Life Cycle Canvas (LCC) para a elaboração desse modelo. Do ponto de vista metodológico, essa pesquisa se classifica como aplicada, exploratória, descritiva, bibliográfica, documental e estudo de caso. Para fins de coletas de dados, serão realizadas entrevistas com os Servidores, além de observações assistemáticas, com a finalidade de detectar-se as principais dificuldades e gargalos na gestão dos projetos estratégicos do IFRN, especialmente no contexto do Campus Santa Cruz. As informações coletadas serão analisadas, basicamente, através de análise documental e análise de conteúdo. Por fim, será apresentado um modelo de gestão visual dos projetos estratégicos para o Campus Santa Cruz, baseado na ferramenta Life Cycle Canvas (LCC), visando à simplificação, um melhor controle e efetividade nas atividades desenvolvidas.

Presidente - 2575537 - MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS
Interno - 1750458 - THIAGO FERREIRA DIAS