Banca de DEFESA: ADRIANA SODRÉ DÓRIA

DISCENTE : ADRIANA SODRÉ DÓRIA
DATA : 01/03/2018
LOCAL: Nepsa I - sala 1

GESTÃO DAS COMPRAS DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE: UMA PROPOSTA DE CENTRALIZAÇÃO

Compras públicas. Centralização. Padronização. Economia de escala. Sistema de registro de preços.

Este projeto de intervenção tem por objetivo propor um modelo de gestão de compras públicas centralizado para aquisição de bens e serviços comuns no âmbito da Reitoria e do Campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe, na expectativa de que esse modelo, uma vez implementado, venha a aperfeiçoar o processo de compras e eliminar os problemas existentes nessa área. Baseando-se na literatura sobre compras públicas, com ênfase para o pregão e o procedimento de registro de preços, além de uma abordagem de centralização do processo de compras governamentais, realizou-se pesquisa aplicada e exploratória, com abordagem quanti-qualitativa. Utilizando-se a estratégia do estudo de caso, o trabalho foi desenvolvido em duas etapas: o diagnóstico do modelo de compras do IFS e a proposta de um modelo que se adequasse às suas necessidades, conduzindo-o para a centralização. Para tanto, identificou os bens e serviços comuns que atendem às necessidades da Reitoria e do Campus Aracaju, concomitantemente, e suas especificações; analisou a adequação da estrutura organizacional vigente para realização das compras centralizadas; definiu etapas processuais para a implementação do modelo centralizado de compras. O novo modelo proposto irá melhorar o nível de governança em contratações do IFS aprimorando os processos de compras. E isso poderá ser concretizado quando houver integração entre o setor de compras e o corpo estratégico da instituição, de modo que a área de compras participe do planejamento estratégico. A definição de objetivos estratégicos relacionados às compras irá alinhar os processos de compras com a missão e a visão do Instituto Federal de Sergipe.

Interno - 1754953 - HIRONOBU SANO
Externo à Instituição - LENIN CAVALCANTI BRITO GUERRA - IFRN