Banca de QUALIFICAÇÃO: KOLMAR KAFRAN FRANÇA DE VASCONCELOS

DISCENTE : KOLMAR KAFRAN FRANÇA DE VASCONCELOS
DATA : 15/09/2017
LOCAL: Nepsa I

Comunidades de prática para a gestão do conhecimento: uma proposta de intervenção no campus João Pessoa, do Instituto Federal da Paraíba

Comunidades de prática. gestão do conhecimento. gestão pública.

A sociedade contemporânea passou a viver na chamada knowledge economy ou economia do conhecimento. O conhecimento passou a ser reconhecido como um ativo valioso e, por isso, meios de se criar, armazenar, gerenciar e compartilhar esse conhecimento estão sendo estudados. A Administração Pública Brasileira há mais de uma década desenvolve, através do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), pesquisas de como gerenciar o conhecimento. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma pesquisa aplicada no campusJoão Pessoa, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), a fim de se verificar os níveis de maturidade em gestão do conhecimento na instituição e, por meio do estudo de caso em dois departamentos, verificar a existência de comunidades de prática. Ao final, essas informações confrontadas com o que traz a literatura sobre o tema irão compôr um business case com o objetivo de auxiliar a instituição na intervenção necessária para se cumprir duas metas de gestão do conhecimento dispostas no Planejamento Estratégico Decenal (PLANEDE): "Incentivar a constituição de ambientes favoráveis à inovação e às atividades de PD&I e de transferência de tecnologia, inclusive, rede de pesquisadores e comunidades de prática" e "Criar e alavancar estruturas de Bases de Conhecimentos e de Competências Intraempreendedoras, que estimulem à criatividade e ao compartilhamento de ideias, para o desenvolvimento de líderes, equipes, indivíduos e global do IFPB".

Presidente - 1064645 - ALINE VIRGINIA MEDEIROS NELSON
Interno - 2290876 - ANTONIO ALVES FILHO
Externo ao Programa - 1803472 - LILIA ASUCA SUMIYA
Notícia cadastrada em: 06/09/2017 10:58