Banca de QUALIFICAÇÃO: JORGE EDUARDO MENDONÇA BRASIL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JORGE EDUARDO MENDONÇA BRASIL
DATA : 12/09/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Setor V - sala D4
TÍTULO:

MERITOCRACIA E SELEÇÃO PARA CARGOS COMISSIONADOS: UM ESTUDO no INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA.


PALAVRAS-CHAVES:

Meritocracia, Seleção Pública, Cargos Comissionados.


PÁGINAS: 51
RESUMO:

Este projeto de dissertação analisa se a escolha dos ocupantes dos cargos comissionados no Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB) vem utilizando critérios meritocráticos. A discussão teórica tem a meritocracia e seleção pública como temas centrais. Meritocracia é entendida como um conjunto de valores que define a atribuição de critérios para o reconhecimento por meio do desempenho individual, negando qualquer forma de privilégio hereditário, corporativo ou político. A seleção pública, realizada através de concursos públicos, é a maneira que a administração seleciona os profissionais a integrarem sua estrutura funcional, através de um sistema de mérito. A perspectiva teórica do estudo está fundamentada em artigos, documentos institucionais e literatura nacional sobre meritocracia e seleção pública, temas que, historicamente, tem gerado muitas discussões na administração pública. Assim, esta dissertação tem como objetivo analisar se a seleção de servidores para a ocupação dos cargos comissionados (Direção – CD e Funções Gratificadas – FG) no âmbito do Instituto Federal da Paraíba – IFPB vem sendo um processo meritocrático, através da identificação dos cargos comissionados, caracterizando o perfil desses cargos e conhecendo quais critérios são considerados para a ocupação dos cargos comissionados. Os dados serão coletados por meio da pesquisa em documentos normativos, legislação pertinente, entrevistas com gestores e questionários aplicados aos profissionais alvos desse estudo. A pesquisa se caracterizada como qualitativa e o método de apreciação dos documentos será a análise de conteúdo. Esta dissertação intenciona contribuir com a gestão pública, em especial a do Instituto Federal de Educação da Paraíba, sobre a atribuição do mérito como critério nos processos de seleção para ocupação dos cargos comissionados. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2290876 - ANTONIO ALVES FILHO
Externo à Instituição - DIOGO HENRIQUE HELAL - UFPB
Interno - 6350673 - MARIA TERESA PIRES COSTA
Notícia cadastrada em: 02/09/2017 21:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao