Banca de DEFESA: ADINO SARAIVA BANDEIRA

DISCENTE : ADINO SARAIVA BANDEIRA
DATA : 03/05/2017
LOCAL: Sala D4 do Setor V

Programa Reitoria Itinerante do IFPB: uma análise sob o enfoque da gestão participativa

Gestão participativa, gestão democrática, participação.

O objetivo geral deste trabalho foi analisar o programa Reitoria Itinerante do IFPB (REITI), enquanto um processo de gestão participativa da instituição. No cumprimento dessa meta maior, três objetivos específicos foram estabelecidos para conduzir o foco do esforço empreendido. O primeiro deles, foi o de caracterizar a REITI sob o enfoque da gestão participativa, realizado a partir de informações provenientes da pesquisa documental, principalmente de edições do informativo "IFPB Jornal", e de entrevistas realizadas com gestores da Reitoria do Instituto Federal. Os dois objetivos seguintes foram: identificar o grau e o nível de participação que o programa proporciona à comunidade acadêmica do IFPB; e comparar a perspectiva dos gestores com o ponto de vista dos servidores e alunos, a partir da experiência que tiveram com ele. Para estes fins, foi elaborado um questionário com base nos referenciais teóricos que fundamentam o estudo e em aspectos-chave destacados do discurso dos gestores sobre o programa. O questionário foi aplicado a uma amostra dos participantes das suas reuniões e teve o seu resultado analisado com base nos percentuais das respostas dadas. A pergunta que norteou este estudo foi: até que ponto o REITI  proporciona o compartilhamento de poder e controle de decisões à comunidade acadêmica do IFPB, com vistas ao alcance de uma gestão participativa e  democrática na instituição?

Externo à Instituição - CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA - UFERSA
Externo à Instituição - DENISON MURILO DE OLIVEIRA - UFERSA