AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC): um estudo de caso
Políticas Públicas. Avaliação. Implementação.
O presente Projeto de Pesquisa objetiva avaliar o processo de implementação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O estudo baseia-se, de forma geral, no referencial teórico da Abordagem Sequencial de Políticas Públicas e de forma específica da fase de Implementação, utilizando a metodologia de avaliação de processos proposta por Draibe (2001) – A Anatomia do Processo Geral de Implementação. A pesquisa tem caráter descritivo, do tipo estudo de caso, a ser realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Pícuí. Como procedimentos de coleta de dados, serão utilizadas a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada com quatro categorias de sujeitos envolvidos com o processo de implementação, quais sejam: Gestores, Técnicos, Parceiros e Beneficiários. A abordagem de análise de dados será do tipo qualitativa, realizada através da análise documental e da análise de conteúdo (BARDIN, 2011).