Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA DIAS DE ARAÚJO

DISCENTE: ADRIANA DIAS DE ARAÚJO
DATA: 20/07/2015
LOCAL: Sala D4 setor V

AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE UMA UNIDADE DE DIÁLISE DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE NATAL/RN ATRAVÉS DO USO DE INDICADORES

Indicadores. Qualidade. Hemodiálise.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Ao longo dos anos houve uma ampliação na definição do termo saúde. Concomitantemente constatou-se também uma evolução do conceito de assistência à saúde que por sua vez tem provocado mudanças de enfoque na prestação dos serviços de saúde e, consequentemente, em sua gestão. Nesse sentido, atualmente, os serviços de nefrologia têm buscado qualidade por uma necessidade técnica e social. Frente a estas inovações e na busca pela qualidade, elaborou-se como objetivo geral: desenvolver um protocolo de avaliação da qualidade para serviços de diálise; e objetivos específicos: levantar, através de uma revisão de literatura, que indicadores de qualidade são aplicáveis a uma unidade de diálise; elaborar instrumento para avaliar à qualidade das práticas assistenciais em um serviço de Diálise; avaliar à qualidade das práticas assistenciais em um serviço de Diálise com o instrumento criado; e propor adequações do serviço de diálise a partir da avaliação realizada. Tratar-se-á de uma pesquisa-ação, que será realizada em um Hospital Universitário de Natal - Rio Grande do Norte. Participarão do estudo pacientes submetidos à terapia de substituição renal do tipo hemodiálise. O instrumento de coleta de dados será um formulário. Os dados coletados das questões fechadas serão organizados em tabelas e gráficos e analisados segundo estatística descritiva e inferencial. Nas questões abertas será feita interpretação e análise de cunho qualitativo. Em seguida, será realizada uma análise reflexiva dos dados obtidos e o diagnóstico da realidade estudada será traçado e confrontado com a literatura pertinente e dessa forma será desvelado as contradições existentes. O projeto de pesquisa será encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes, respeitando-se a normatização da Resolução Nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, referente aos aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos. Os sujeitos envolvidos serão convidados a assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Com os dados produzidos nesse estudo será possível traçar o desenho setorial e indicar as principais problemáticas da Unidade de Diálise do HUOL, ao mesmo tempo que contribui com sugestões para possíveis intervenções que poderão atenuar as dificuldades encontradas e melhorar a sua política assistencial no sentido de tornar o serviço de diálise mais qualificado. Com os resultados dessa pesquisa espera-se ainda contribuir para a produção de pesquisas avaliativas sobre Unidades de Diálise no Brasil e geração de conhecimentos que auxiliem no aperfeiçoamento das políticas públicas sobre o portador de Insuficiência Renal Crônica assim como no direcionamento de investimentos a serem implementados nessa área. Considero, pois, que também esse trabalho tem o propósito de contribuir para a efetivação do controle social no âmbito dessa instituição através da participação dos usuários e da publicização e transparência das informações, contribuindo para que a unidade de diálise torne-se reconhecida pela população, pacientes e profissionais, como sinônimo de segurança, qualidade, credibilidade, excelência, além de referência no atendimento à saúde.

Interno - 2290876 - ANTÔNIO ALVES FILHO
Presidente - 6350673 - MARIA TERESA PIRES COSTA