Banca de QUALIFICAÇÃO: ELZENI ALVES MOREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELZENI ALVES MOREIRA
DATA: 20/07/2015
HORA: 10:30
LOCAL: Sala D4 setor V
TÍTULO:

Gestão e Mapeamento de Processos nas Instituições Públicas: um estudo de caso na Diretoria de Administração de Pessoal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte


PALAVRAS-CHAVES:

Gespública. Processos. Mapeamento.


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

Os novos modelos de gestão têm provocado à reorganização das instituições na atualidade. Muito se fala na melhoria da prestação de serviços das entidades públicas, e estas têm procurado adotar essas novas iniciativas no intuito de melhorar a qualidade do produto ou serviço ofertado aos usuários. A modernização no modelo de gestão repercutiu na UFRN com sua adesão ao Programa Gespública, focado nesse estudo especificamente na Diretoria de Administração de Pessoal – DAP, que estruturou seus processos e procedimentos na ferramenta de mapeamento de processos. A presente pesquisa se propõe a avaliar a gestão e o mapeamento de processos da Diretoria de Administração de Pessoal da UFRN, identificando os possíveis benefícios na melhoria da qualidade da prestação dos serviços aos usuários. Como objetivos específicos para se alcançar os resultados teremos: descrever como se realizou a implantação da gestão e do mapeamento de processos na DAP e como está funcionando no momento; analisar a consonância na relação entre as ações desenvolvidas pela DAP com as modernas teorias desta temática e identificar a evolução do setor com as medidas adotadas e os resultados obtidos com a implantação da ferramenta de mapeamento. No referencial teórico será abordado o Programa Gespública e sua importância para a gestão de processos nas instituições públicas, bem como a Gestão e Mapeamento de Processos. O universo do estudo será a UFRN e a amostra a DAP, que pode ser considerada também a unidade de análise a qual a inferência é dirigida. Para este estudo de caso serão realizadas pesquisas bibliográficas e documentais. A coleta de dados será feita através do estudo dos documentos da instituição, de análise de bibliografia disponível sobre o tema e de entrevistas semi-estruturadas com profissionais da instituição envolvidos com objeto do estudo, desde sua concepção até o momento atual. Como resultado, buscamos avaliar quais os benefícios que a gestão e o mapeamento dos processos trouxeram para a DAP, o que foi melhorado no atendimento ao cidadão, buscar mensurar essas mudanças, apontar as ferramentas utilizadas e observar se elas foram adequadas para a implantação do mapeamento. Também será analisado de que forma esses procedimentos podem, se possível, serem ampliados para outros setores da UFRN.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2290876 - ANTÔNIO ALVES FILHO
Presidente - 6350673 - MARIA TERESA PIRES COSTA
Interno - 1750458 - THIAGO FERREIRA DIAS
Notícia cadastrada em: 12/07/2015 17:10
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