Banca de DEFESA: FRANCISCO JOSE MARINHO DE OLIVEIRA

DATA : 28/02/2023
LOCAL: Sala de seminários do Departamento de Matemática da UFRN

A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO DISCIPLINA ELETIVA NO NOVO ENSINO MÉDIO

Educação Financeira, Matemática, Ensino Médio, BNCC.

Diante de tantos desafios enfrentados na sociedade contemporanea, temos a questão das finanças. Durante a Pandemia ocorreram várias transformações sociais e entre elas a perda de emprego, os auxílios governamentais, a ampliação de mercados financeiros digitais, empresas falindo e outras crescendo. Aqueles que estavam organizados financeiramente sofreram menos durante todo o período da Pandemia, porém, os demais sofreram muito e tinham até que esperar auxílio do governo. Pensando numa melhor organização financeira para os estudantes e suas famílias a partir da escola, a nossa proposta é uma sugestão de uma disciplina eletiva em Educação Financeira na 1ª serie do Ensino Médio. Para atingir o nosso objetivo, utilizamos o documento da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com os Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio em nosso país, dentre outras pesquisas realizadas no âmbito da Educação Financeira. Trazemos problemas relacionados à vida financeira cotidiana, bem como ferramentas matemáticas para auxiliar nas resoluções, sempre fazendo a interligacao entre Educação e Matemática Financeira.

Presidente - 2476017 - JAQUES SILVEIRA LOPES
Interna - 2350596 - GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES