Banca de DEFESA: JOSE ACACIO DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSE ACACIO DE ARAUJO
DATA : 20/11/2020
HORA: 09:30
LOCAL: Defesa Remota em sala virtual
TÍTULO:

Sistema de numeração decimal e operações fundamentais: do rigor matemático à uma abordagem para professores polivalentes.


PALAVRAS-CHAVES:

Formação continuada de professores. Números Naturais. Operações fundamentais. UBP. Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.


PÁGINAS: 94
RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo principal elaborar um material didático abordando os significados conceituais das operações fundamentais com os números naturais, direcionado aos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Estes professores, em sua grande maioria, licenciados em Pedagogia, não recebem uma formação suficiente em Matemática, visto que, em geral, os cursos de Pedagogia dão prioridades às questões metodológicas, em detrimento dos conteúdos específicos das disciplinas. Nossa pesquisa se fundamentou, principalmente, nos estudos realizados por Curi (2004) e em uma pesquisa recente que fizemos nas grades curriculares de cursos de Pedagogia em algumas universidades públicas de vários estados brasileiros, a fim de detectar as disciplinas destinadas ao estudo da Matemática. Abordaremos o conteúdo de Números do ponto de vista do rigor matemático e também por meio de uma linguagem mais acessível para não matemáticos. Por fim, como Produto Educacional, resultante das nossas pesquisas e reflexões, elaboramos um livreto para ser utilizado em um minicurso de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, explorando o sistema de numeração decimal e as operações fundamentais com os números naturais. Para isso, utilizamos as Unidades Básicas Problematizadoras (UBPs), atividade proposta por Miguel e Mendes (2010), que resgata práticas histórico-sociais, e a partir delas são elaborados questionamentos de cunho investigativo e reflexivo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2350596 - GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES
Interna - 2177308 - VIVIANE SIMIOLI MEDEIROS CAMPOS
Externa à Instituição - MÁRCIA MARIA ALVES DE ASSIS - UERN
Notícia cadastrada em: 04/11/2020 19:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao