Banca de QUALIFICAÇÃO: ÍSIS DE SIQUEIRA SILVA

DISCENTE : ÍSIS DE SIQUEIRA SILVA
DATA : 21/10/2022
LOCAL: Remoto - video conferencia

SAÚDE DIGITAL E QUALIDADE  DO CUIDADO PRIMÁRIO DOMICILIAR DE PESSOAS IDOSAS: Um Protocolo de Scoping Review

Saúde digital. Telemedicina. Serviços de Assistência Domiciliar. Atenção Primária à Saúde. Pessoa idosa.

A  Atenção Primária à Saúde domiciliar tem se expandido, acompanhando o aumento da população idosa e a necessidade de responder à maior demanda de suas condições crônicas e fragilidades de saúde. Neste nível de atenção, à saúde digital é considerada uma importante ferramenta para melhoria do cuidado, cuja expansão teve maior impulso com a COVID-19 e subsequentes medidas de isolamento/distanciamento social, para esse grupo considerado de risco. O objetivo deste estudo é elaborar um protocolo de revisão de escopo para identificar, mapear e avaliar os usos e os impactos da saúde digital na qualidade do cuidado primário domiciliar de pessoas idosas ao redor do mundo. Trata-se de um protocolo de scoping review desenvolvido na perspectiva teórica de Arksey e O’malley, com atualizações de Levac; Peters e respectivos colaboradores. Será baseado no manual do Joanna Briggs Institute e guiada pelo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). Os dados da literatura branca serão extraídos de bases multidisciplinares de saúde como: Biblioteca Virtual em Saúde, LILACS, PubMed, Scopus, Web of Science, CINAHL e Embase; enquanto o Google Acadêmico será usado para literatura cinzenta. Nenhum limite de data ou restrição de idioma será determinado. Os dados quantitativos serão analisados através de estatística descritiva e os dados qualitativos por meio de análise temática. Os resultados da revisão versarão sobre impactos, desafios, oportunidades e lacunas encontrados nas publicações relacionadas ao uso de tecnologias digitais na atenção primária domiciliar de pessoas idosas e serão submetidos a uma consulta a stakeholders para sugestões sobre outras estratégias de divulgação além daquela em periódicos e eventos científicos assim como sobre aplicabilidade do estudo. A organização deste protocolo aumentará o rigor metodológico, a qualidade, a transparência e a precisão da revisão de escopo, reduzindo o risco de viés. Como contribuição espera-se que, bem fundamentada, a revisão possa trazer a gestores e cuidadores subsídios relevantes para melhoria do cuidado domiciliar primário por meios digitais como uma política pública de saúde.

Presidente - 1245215 - SEVERINA ALICE DA COSTA UCHOA
Interno - 277398 - KENIO COSTA DE LIMA