Banca de QUALIFICAÇÃO: VINÍCIUS RODRIGUES DE OLIVEIRA

DATA : 23/08/2022
LOCAL: Video conferência

PRÁTICAS DO CUIDADO AO ADOLESCENTE COM OBESIDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Obesidade. Saúde do Adolescente. Atenção Primária à Saúde.

Objetivou-se analisar as práticas de cuidados ao adolescente com obesidade no âmbito da Atenção Primária à Saúde do município de Iguatu-Ceará. Trata-se de um estudo de caso único, intrínseco e de caráter qualitativo, realizado em Iguatu-Ceará com gestores de saúde municipais e estaduais, nutricionistas associados ao setor da merenda escolar e profissionais enfermeiros, médicos e nutricionistas vinculados a Atenção Primária à Saúde, mas especificamente às unidades básicas de saúde. Essas unidades foram selecionadas a partir dos territórios que possuíam escolas vinculadas ao Programa Saúde na Escola e que demonstraram os maiores índices de obesidade do município, totalizando oito unidades básicas de saúde.  A coleta de dados foi realizada no período de março a junho de 2022 e ocorreu em duas etapas: 1. Análise de documentos oficiais e legislação implantados no município e voltados para enfrentamento da obesidade; 2.  Realização de entrevista semiestruturada com cinco gestores municipais e estaduais e 19 profissionais de saúde, totalizando 24 participantes. O procedimento analítico adotado para primeira etapa foi baseado na proposta de análise documental, e os dados oriundos das entrevistas foram processados através do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires e apreciados sob a ótica da análise de conteúdo de Bardin, que culminou na elaboração de sete categorias temáticas, a saber: Papel dos gestores e o monitoramento da obesidade no município; Organização da equipe de saúde para enfrentamento da obesidade na adolescência; Percepção dos gestores de saúde acerca das dificuldades e potencialidades no cuidado ao adolescente com obesidade; O cuidado ao adolescente com obesidade na Atenção Primária à Saúde de Iguatu; Qualificação dos profissionais para atuação no cuidado à obesidade na adolescência; Articulação de ações educativas nos ambientes escolar e de saúde visando o enfrentamento da obesidade; Dificuldades e potencialidades frente à assistência em saúde prestada ao adolescente com obesidade. Este estudo foi pautado na resolução n° 466/12 do Conselho Nacional de Saúde e teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) mediante o parecer de n° 5.272.685 e CAAE: 55693522.6.0000.5292. Com a realização da primeira etapa do estudo, encontraram-se 11 documentos que possuíam adequação ao perfil buscado pelo pesquisador, ou seja, documentos norteadores de ações destinadas ao enfrentamento da obesidade, esse material constitui-se essencialmente de documentos jurídicos e de autoria do governo federal, publicados entre os anos de 1994 a 2021.

Presidente - ***.382.224-** - CLÁUDIA HELENA SOARES DE MORAIS FREITAS - UFPB
Interna - 2568454 - ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE