Banca de DEFESA: MARIA HELENA RODRIGUES GALVÃO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA HELENA RODRIGUES GALVÃO
DATA : 27/05/2022
LOCAL: Remoto

FATORES ASSOCIADOS À UTILIZAÇÃO DE SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS POR ADULTOS NO BRASIL

Serviços de Saúde Bucal. Acesso Efetivo aos Serviços de Saúde. Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde. Equidade no Acesso aos Serviços de Saúde. Inquéritos Epidemiológicos.

O objetivo do presente estudo foi compreender os fatores associados à utilização de serviços odontológicos por adultos no Brasil. Trata-se de um estudo quantitativo, observacional, transversal, analítico. Os dados individuais foram obtidos das Pesquisas Nacionais de Saúde desenvolvidas nos anos de 2013 e 2019 disponíveis na página do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os dados foram analisados ajustando os pesos amostrais decorrentes de amostras complexas. Para cada estudo, foram desenvolvidas técnicas de análise multivariada que contemplaram os objetivos do estudo. Os resultados serão discutidos em 3 artigos científicos aceitos para publicação em periódicos. Os resultados encontrados indicam que a população negra, residente na região Norte e Nordeste, de menor classe social e escolaridade apresentam maior chance de realizar acompanhamento odontológico irregular e de nunca ter ido ao dentista. Bem como maior chance de realizar procedimentos odontológicos cirúrgicos ou de urgência na última consulta odontológica. Observou-se em relação às características do domicílio, que morar em área rural, maior aglomeração e menor renda familiar reduzem as chances de ter utilizado serviços odontológicos no último ano. Por outro lado, pessoas que residem em domicílios cadastrados na Estratégia de Saúde da Família tem menor chance de não ter realizado uma consulta odontológica ao longo da vida, ou de ter ido ao dentista a mais de 1 ano. Ao analisar especificamente a utilização de serviços públicos odontológicos, após ajuste para idade e sexo, a escolaridade, a cor da pele ou raça e a renda familiar demonstraram efeito predisponente na utilização de serviços públicos odontológicos. Os fatores facilitadores foram residir em domicílios cadastrados em equipes de atenção primária ou localizados em áreas rurais. Os fatores de necessidade associados à utilização de serviço odontológico público foram autopercepção de saúde bucal ruim ou péssima e não ter realizado tratamento restaurador no último atendimento odontológico. Em relação aos fatores contextuais, a utilização de serviço público odontológico esteve associada à maior cobertura populacional por equipes de saúde bucal na atenção primária. De forma geral, observamos um acesso desigual aos serviços odontológicos no Brasil. Esse cenário ocorre quando fatores sociais e facilitadores determinam quem utiliza os serviços, em detrimento da necessidade de utilização. Apesar disso, observamos um efeito importante, decorrente da oferta de serviços odontológicos na atenção primária como um fator mitigador de tais desigualdades, o que demonstra um efeito positivo das estratégias adotadas na Política Nacional de Saúde Bucal.

Presidente - 1149540 - ANGELO GIUSEPPE RONCALLI DA COSTA OLIVEIRA
Externo à Instituição - FERNANDO JOSÉ HERKRATH - FIOCRUZ