Banca de QUALIFICAÇÃO: BÁRBARA LETÍCIA DE QUEIROZ XAVIER

DATA : 02/05/2022
LOCAL: Plataforma virtual Google Meet

ATENÇÃO À SAÚDE DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA NO CONTEXTO DA COVID-19

Infecções por coronavírus. Pessoas em situação de rua. Vulnerabilidade Social.

O mundo vem enfrentando a pandemia por COVID-19, que envolve um novo coronavírus (SARS-CoV-2), o qual desencadeia a Síndrome Respiratória Aguda Grave. A condição das pessoas em situação de rua merece consideração especial, uma vez que essa população é naturalmente suscetível à infeção e pode correr maior risco de exposição graças às condições em que se encontra. A situação de rua leva a uma grande vulnerabilidade social, com dificuldades reconhecidas de acesso ao sistema de saúde brasileiro e aos apoios sociais. Assim, objetivou-se analisar a assistência prestada à população em situação de rua com COVID-19 na percepção de usuários e profissionais de saúde. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado em Fortaleza/CE, entre maio e julho de 2021. Participaram da pesquisa 5 profissionais do Consultório na Rua e 31 pessoas em situação de rua, por meio de entrevista semiestruturada. A análise de dados se deu através do Software IRaMuTeQ 0.6 alpha 3, seguido de análise temática. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, com parecer nº 4.787.355 e CAAE nº 42997021.7.0000.5576. Os profissionais do Consultório na Rua relataram tanto dificuldades quanto potencialidades no atendimento prestado a essa população. As dificuldades estiveram relacionadas ao: uso de drogas, medo da vacina, aumento de demandas e problemas para implementação de políticas públicas. Já as potencialidades se referiam ao acolhimento, imunização e educação em saúde. O modo de vida da população em situação de rua ampliou sua vulnerabilidade na pandemia, no entanto o cuidado em saúde foi potencializado pela disponibilidade do consultório na rua, humanização da assistência e atendimento acolhedor. Acredita-se que o estudo traga contribuições relevantes e colabore nas delimitações de propostas resolutivas de políticas públicas relacionadas as especificidades de cuidado às pessoas em situação de rua no contexto da COVID-19.

Presidente - 2379141 - RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA
Interna - 2568454 - ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE